MOVIMENTO DO CONSUMO CONSCIENTE DE BOTUCATU E REGIÃO: INTEGRANDO O CONSUMIDOR E O PRODUTOR ORGÂNICO
BOTUCATU AND REGION CONSCIOUS CONSUMERS MOVEMENT: INTEGRATING ORGANIC FARMERS AND CONSUMERS
TASSI, M.E.VZ.[1]; WOLLF, J.; GONSALES, G.; PESTELLI, M.M.; GALDINO, M.C., STAMATO, B.
BOTUCATU AND REGION CONSCIOUS CONSUMERS MOVEMENT: INTEGRATING ORGANIC FARMERS AND CONSUMERS
TASSI, M.E.VZ.[1]; WOLLF, J.; GONSALES, G.; PESTELLI, M.M.; GALDINO, M.C., STAMATO, B.
RESUMO: Durante o I Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável, realizado em Botucatu pelo Instituto Giramundo Mutuando, em junho de 2005, nasceu a semente do Movimento de Consumidores de Botucatu, reunindo lideranças populares, organizações da sociedade civil, ONGs e produtores orgânicos. A idéia inicial foi se estruturando e tomando forma a partir de diversas reuniões entre os interessados, onde foi possível definir seus objetivos: 1) Fortalecer o comércio local de produtos orgânicos; 2) Estimular na comunidade o consumo consciente e responsável em todos os âmbitos; 3) Fortalecer a agricultura familiar da região; 4) Divulgar a importância da produção orgânica; 5) Promover e estimular a relação entre consumidor e produtor orgânico. O movimento já promoveu palestras de conscientização para a população, atividades em feiras e elaborou folders explicativos. Está iniciando suas primeiras compras coletivas de alimentos orgânicos e atividades de “consumo responsável” nas escolas públicas municipais de Botucatu.
PALAVRAS-CHAVE
Consumo Consciente, Agroecologia, Alimento Orgânico, Consumo Sustentável
ABSTRACT: The Conscious Consumers Movement began in July, 2005, during the I Local Sustainable Development Forum. It gathered popular leaders, civil society organizations and organic farmers. After some stakeholders meetings the movement was started to grow stronger, defining the following goals: 1) to strengthen the local organic products commerce; 2) to promote and stimulate responsible and conscious consuming at all levels; 3) to strengthen family farming; 4) to market the organic production relevance; 5) to promote and stimulate the organic farmer and consumer relationship. The “Movement” has already made lectures for the population, activities in fairs and folders. They are starting organic food collective purchases and activities in public schools about “responsible consuming”.
KEY WORDS
Conscience Consume, Agroecology, Organic Food, Sustainable Consume
INTRODUÇÃO
A população brasileira está cada vez mais consciente de que a qualidade de vida em nosso planeta sofre sérias ameaças diante do vertiginoso crescimento da produção industrial. Aos poucos, as pessoas começam a perceber que o meio ambiente não é uma fonte inesgotável de recursos, capaz de assegurar permanentemente o processo de crescimento econômico.
O custo ambiental que a natureza paga em conseqüência da modernidade pode ser evitado com simples mudanças de atitude, com hábitos de consumo que diminuam a pressão sobre os recursos naturais (MMA/IDEC, 2002).
Tendo em vista esta problemática e considerando que o município de Botucatu possui um histórico intimamente ligado com a Agroecologia, surgiu a iniciativa do Movimento do Consumo Consciente de Botucatu e região, que busca envolver a comunidade Botucatuense na discussão do consumo sustentável em todos os âmbitos.
MATERIAL E MÉTODOS
O Movimento do Consumo Consciente de Botucatu surgiu durante o I Fórum Local de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizado em Botucatu/SP pelo Instituto Giramundo Mutuando, em junho de 2005. O evento reuniu lideranças populares, organizações da sociedade civil, produtores orgânicos, entre outros, com o objetivo de discutir diferentes aspectos relacionados ao meio rural, entre eles: comercialização e consumo de alimentos orgânicos.
Durante o II Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural, realizado em agosto de 2005, também em Botucatu, uma seqüência de atividades, como palestras, mesa-redonda e debates, nortearam os primeiros passos do Movimento, envolvendo temas relacionados com agricultura e saúde.
Por meio de reuniões subseqüentes, o Movimento definiu sua identidade visual através da criação de uma logomarca, definiu seus objetivos e suas estratégias de ação. Neste sentido foi consensuado que sua área de ação inicial seria o fortalecimento da produção e consumo de produtos orgânicos na cidade de Botucatu e região
Atualmente o Grupo é formado pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica; Associação Verde Vivo, formada por produtores orgânicos da região; Instituto Elo de Economia Associativa; Instituto Giramundo Mutuando; Casa Somé; Grupo de Agroecologia Timbó; Secretaria da Agricultura do município de Botucatu; Hortas Comunitárias; Instituto Arte e Saúde; Instituto Floravida; Pizzaria da Bel; Restaurante Giramundo, Sítio Bahia - Bio-loja/ Estância Demétria; Sitio Beira Serra, Desígnio Eco Design, entre outros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O Grupo vem realizando plantões na Feira de Agricultura Natural. Esta atividade visa não só apresentar o Movimento do Consumo Consciente à população, como também cadastrar os consumidores da Feira no Movimento, a fim de colher sugestões e demandas para a melhoria da venda de produtos orgânicos na cidade, fortalecendo e melhorando o mercado local. O cadastro também possibilita informar notícias e eventos do Movimento à população interessada.
Foi elaborado um panfleto informativo do Movimento do Consumo Consciente que divulga os objetivos do Movimento, os pontos de venda de alimentos orgânicos e produtos ambientalmente corretos. O material também sensibiliza o consumidor a fazer uma reflexão a respeito do ato de consumir.
O Grupo organizou duas palestras sobre alimentação com as pesquisadoras Ana Branco da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e com a pesquisadora Elaine Azevedo da Universidade do Sul de Santa Catarina. Aconteceram também oficinas durante a Feira do Meio Ambiente promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do Município.
Como próximas atividades do Grupo esta previsto: o inicio de compras coletivas ecológicas no atacado; atividades de “consumo consciente” em escola da rede pública que recebe merenda orgânica; confecção de sacolas de pano; planejamento de visitas em propriedades, entre outras atividades.
O Grupo acredita que o trabalho de conscientização da sociedade, enfocando todos os nossos atos de consumo, possa fortalecer a agricultura familiar e a economia local, com o aumento da venda e produção de alimentos orgânicos da região.
Busca-se, desta forma, estimular o uso do poder do consumidor para melhorar a sociedade e a saúde da população, preservando os recursos naturais e garantindo o futuro das próximas gerações.
LITERATURA CITADA
MMA/IDEC. CONSUMO sustentável: manual de educação. Consumers Internacional, 144p. Brasília, 2002.
[1] Maria Elisa von Zuben Tassi Engenheira Agronoma. Instituto Giramundo Mutuando, 14-38146878 R. José Barbosa de Barros, 2000 Botucatu-SP
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