A cultura japonesa tão rica que é, traz na bagagem a "cerimônia do chá", onde um enorme ritual é necessário num encontro para se tomar chás. Por aqui, nossa cultura gira essencialmente em torno de cervejadas e churrascos.
Mas fica o convite... vamos tomar um chá de hortelã?
HORTELÃ...ou Mentha...
Existem muitos tipos (mais de 30): menta, hortelã-pimenta (mentha piperita)
É uma planta é muito rústica. Na horta ela ajuda na aeração do solo, com sua estrutura radicular que vai penetrando. é muito fácil de "pegar" e pode ter a função de uma forração, ajudando a cobrir o solo, além de atrair inimigos naturais.
Segundo a orientação da Ayurveda, as mentas possuem grande quantidade do elemento Éter, que tem uma ação refrescante, clarificadora e expansiva. Através de sua natureza etérea a hortelã ajuda a aliviar as tensões e congestões mentais e emocionais. Me disseram que podemos associar a palavra MENTA com MENTE ;) auxiliando em dores de cabeça.
Estudos confirmam sua ação digestiva, contra gases (carminativa), estomáquica, vermífuga, estimulante, tônica, anti-fúngica, anti-viral, antibacteriana, broncodilatadora e expectorante, dentre outras indicações.
E nesse caminho... me chega esse convite, para degustar:
Contribuição para a postagem encaminhada pela colega Ioshiko:
Uso da menta em inseticidas
As folhas da menta são usadas por muitos campistas para repelir mosquitos. Também diz-se que os extrato das folhas da menta tem capacidade particular de matar mosquitos.
Fonte: Programa Globo Rural.
Repelir Insetos
O óleo de menta é tão eficiente quanto a citronela e a andiroba para repelir pernilongos, mosquitos e outros insetos. Quando pingado pela cozinha repele baratas e formigas. É excelente para acampamentos, áreas rurais e quando suavemente espalhado no pelo de cães e gatos, ajuda a repelir e prevenir pulgas e carrapatos.
Gripe, nariz entupido, resfriado, sinusite
Em estados gripais e resfriados o óleo de menta é coadjuvante e causa grande conforto. Inalado conforme a explicação anterior e esfregado delicadamente pela região externa do nariz, bem como nas faces, ajuda a desentupir e aliviar a sinusite. O óleo de menta pode ser pingado dentro de chás desde que a temperatura destes seja morna ou fria. Tomado na proporção de duas gotas para um copo de água, funciona como expectorante. Não utilizá-lo em caso de asmas e bronquites já que estes pacientes devem se afastar de cheiros fortes.
Uso interno
De 1 a 3 gotas em ½ copo de água, dependendo da necessidade.
Inalação
Molhe um lenço com cerca de 10 gotas de óleo essencial de menta e, em seguida, leve-o às narinas ou coloque-o sobre o travesseiro. Ou dilua 10 gotas de óleo essencial de menta em 100 ml de água quente e inspire o vapor profundamente, até sentir o cheiro do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário