quarta-feira, agosto 26, 2009
Pense Global, Cultive Local!
terça-feira, agosto 25, 2009
sábado, agosto 22, 2009
Situação da agricultura de base ecológica
E eu finalmente encontrei o Ipê amarelo que procurava... cheio de luz, cheio de flor... num agradável passeio pelas ruas de Barão Geraldo. Após dia de defesas, novidades e alegrias; reencontros e surpresas; plantios e colheitas!
quarta-feira, agosto 19, 2009
Livros e Tapioca
29 e 30 de Agosto: Curso de Aproveitamento de água de chuva, com Gui Castagna, na Morada da Floresta, São Paulo/SP
06 de Setembro: Curso de Agrofloresta com Ernst Goestch, no IPEMA, Ubatuba/SP
10 de Outubro: Curso de Avançado de Educação em Permacultura, com Skye, no IPEMA, Ubatuba/SP
14 e 15 de Novembro: Manejo Sustentável de Água, no Sítio Campo dos Sonhos, São Pedro/SP
Contato: chegamais@livrariatapioca.net© :: Livraria Tapioca :
domingo, agosto 16, 2009
Festa da Nossa Senhora na Fazenda
O vídeo será re-editado em algum momento, talvez quando vier a capacitação, a verba, o equipamento, o tempo, a luz... enfim.. espero que algo fique!! Boa semana a tod@s!!
sábado, agosto 15, 2009
Feira e Arte no Céu
Dia de Feira e arte... Feira de orgânicos, de torcas, música... em Barão Geraldo, no Céu Aberto.
Espero que seja o primeiro de muitos. Após um dia iluminado, cheguei em casa e baixei a inspiração pro computador e ....então confiram parte do meu dia:
quarta-feira, agosto 12, 2009
De Azenha a Marina Silva do PV
por Luiz Carlos Azenha (vi o mundo)
Tudo indica que Marina Silva sairá mesmo do PT e se lançará candidata à Presidência da República pelo Partido Verde.
Nos próximos dias haverá milhares de especulações sobre se ela está "fazendo o jogo da direita", funcionará como "linha auxiliar de José Serra" e assim por diante.
Repete o padrão do "voto útil", aquele bordão que foi usado para constranger projetos políticos alheios.
Não acho que Marina tenha chance de vencer as eleições de 2010. Pode, como sugeriu um comentador deste site, marcar posição. Qual o exato impacto que ela terá é uma incógnita. Tirará votos de Dilma? De Serra? Passará para o segundo turno? Só o tempo dirá.
Ainda acredito que em 2010 o que vai contar, mesmo, é o estado da economia.
Lembrem-se que em 2006 o primeiro turno foi precedido por incontáveis meses de bombardeio midiático contra Lula, nos mesmos moldes que começamos a testemunhar agora.
Heloisa Helena recebeu da Globo a mesmíssima cobertura dedicada a Lula e a Geraldo Alckmin. Teve menos de 7% dos votos, mas foi o suficiente para empurrar a disputa para o segundo turno.
Acho que o Partido Verde não passará disso. Tem o potencial de atrair eleitores de classe média das regiões metropolitanas, aqueles para os quais "sustentabilidade" faz algum sentido na vida prática. Para você pensar em "desenvolvimento sustentável" tem que, primeiro, fazer três refeições por dia, gastar água escovando os dentes de manhã e à noite, ou seja, ter acesso a água, eletricidade e saneamento básico.
Como é que você vai se identificar com um projeto político se não tem a experiência física de participar da sociedade do consumo e do desperdício?
Como é que você vai pedir um voto falando em sustentabilidade a quem está no Bolsa Família?
Dito isso, acho que todos deveríamos dar boas vindas à Marina Silva. O debate que ela pretende provocar é muito importante para o futuro do Brasil e não é contemplado nem por Dilma Rousseff, nem por José Serra. Ambos são desenvolvimentistas.
Que ela enriqueça o debate nacional, que está mesmo precisando ser oxigenado para além de tucanos e petistas.
Revista da Transição Agroecológica- Embrapa
sábado, agosto 08, 2009
sexta-feira, agosto 07, 2009
quarta-feira, agosto 05, 2009
Ação Slow Food... Campinas
Slow Food em Poucas Palavras: Co-Produtor
por Editor: http://terramadre.slowfoodbrasil.com/
O Slow Food promove uma nova abordagem ao consumo alimentar, baseada no conhecimento dos produtos, das técnicas de produção, dos produtores.
Para salientar que o consumidor pode estimular alterações determinantes no setor agroalimentar, o Slow Food criou o termo co-produtor.
Esta palavra significa um consumidor que mantém um relacionamento estreito com os agricultores, os pescadores, e criadores, os produtores de vinho ou queijo de quem não apenas compra, mas a quem pede informações e conselhos para poder reconhecer diferenças qualitativas e alimentar-se de forma mais saudável, saborosa e responsável.
Graças a consumidores atentos e informados, aos co-produtores, o agricultor está mais motivado a trabalhar com técnicas tradicionais que garantem a biodiversidade dos produtos e a sua qualidade.
Posted: 04 Aug 2009 10:42 PM PDT
De 13 a 16 de agosto Buenos Aires será cenário da primeira edição do Terra Madre Argentina. O encontro, organizado em colaboração com o evento Caminos y Sabores do Grupo Clarín, será o espaço de encontro para mais de 200 delegados de todas as categorias da rede nacional do Terra Madre: agricultores, pescadores, produtores de alimentos bons, limpos e justos, cozinheiros, estudantes, professores universitários e, naturalmente, co-produtores.A delegação partirá dos mais diversos ângulos da Argentina (desde Tilcara a Ushuaia e de Misiones a Mendonza) e também do Uruguai, e representará os próprios territórios para participar a seminários, discutir temáticas de interesse comum e desenvolver soluções para os problemas quotidianos relacionados à produção e ao consumo de alimentos.
terça-feira, agosto 04, 2009
Novos parâmetros para os Fertilizantes orgânicos
Brasília/DF
As novas normas sobre as especificações, garantias, tolerâncias, registro, embalagem e rotulagem dos fertilizantes orgânicos simples, mistos, compostos, organominerais e biofertilizantes destinados à agricultura estão na Instrução Normativa Nº 25, publicada no Diário Oficial da União de ontem (28). “A medida vai facilitar os processos de registro e deve introduzir muitos novos produtos no mercado, principalmente para o segmento conhecido como agricultura orgânica”, informou o coordenador substituto da Coordenação de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos, do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA), Hideraldo Coelho.A IN 25/2009 foi elaborada em conjunto com a sociedade brasileira, por meio de consulta pública, estabelecida pela Portaria SDA 42/2008, quando foram recebidas contribuições de melhoria dos processos de registro. A mudança permite a renovação da legislação no intuito de aprimorar cada vez mais o mercado de fertilizantes orgânicos, garantindo produtos com essa característica para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A IN 25/2009 entra em vigor dentro de 90 dias e substitui a IN SDA 23/2005.
Fonte: Mapa