sexta-feira, janeiro 23, 2009

Nossa cultura alimentar e a China!



A Agroecologia preserva uma discussão que acredito ser de imensa relevância: a cultura alimentar. Em nossa cultura brasileiro-americanizada, estamos perdendo cada dia mais noção das nossas relações com nosso alimento. Bárbara Kingsolver, em seu livro “O mundo é o que você come” (ed. Nova Fronteira, 2007) descreve sobre esse tema dizendo que as Cultura Alimentares concentram a sabedoria coletiva de uma população sobre as plantas e os animais que crescem em um determinado lugar, e as formas complexas de torná-las saborosas. Ela aponta que nos Estados Unidos vêm surgindo alguns sinais de se re-encontrar e/ou re-estabelecer um conjunto de rituais, receitas, éticas e hábitos de compra que nos permitam amar nossa comida e come-la também.

Tais sinais abrangem uma comida mais local, mais saudável e mais sensível, envolvendo desde os adeptos do Slow food à efetiva secretaria de saúde pública; de shows beneficentes em prol de fazendas à programas de merenda escolar. Ela cita que pela primeira vez, o ponto de origem da produção assume novamente importância aos consumidores.Dentre as tradições alimentares mais conhecidas temos a culinária italiana, francesa, tailandesa e a chinesa.


A culinária chinesa...


é uma das mais ricas do todo o mundo. Diferente da culinária ocidental, onde a proteína de carne é o principal, o ingrediente mais importante na comida chinesa é fonte de carboidratos como arroz e talharim. Talvez paradoxalmente, em um banquete chinês tradicional, nenhum arroz deve ser servido.

Cor, aroma e sabor não são os únicos princípios a serem seguidos na cozinha chinesa; é claro que a nutrição vem em primeiro lugar. Uma teoria da "harmonia dos alimentos" pode ser atribuída ao intelectual Yi Yin da dinastia Shang (séc. 16 ao 11 a.C.). Ele relaciona os cinco sabores doce, azedo, amargo, picante e salgado às necessidades nutricionais dos cinco principais sistemas de órgãos do corpo (coração, fígado, baço, pâncreas, pulmões e rins) e enfatiza seu papel na manutenção da boa saúde física. Na realidade, muitas plantas utilizadas na cozinha chinesa tais como alho-poró, gengibre fresco, alho, botões secos de margaridas, cogumelos, etc., têm propriedades de prevenção e alívio de várias doenças. A cultura Chinesa e oriental de maneira geral, tem muitos ensinamentos a nós brasileiros mergulhados na cultura Norte-americana.



Comemoração na China


Nessa época do ano, na China comemora-se o Ano Novo (ano do BOI), que é guiado pelo calendário Lunar. Esse período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família. Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos. Essa tradição foi sendo moldada através de lendas, histórias e hábitos. O rito de passagem de ano tem início semanas antes, os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos.

No 23º dia do último mês lunar, eles oferecem comida ao Deus da Cozinha, que segundo eles é o responsável pela prosperidade familiar. Também costumam colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu, para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali. O vermelho e o dourado são as cores oficiais da data, segundo os chineses elas são responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas. Assim como na comemoração ocidental do Ano Novo, os chineses consumam reunir-se em família e produzirem uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo Chinês.


Um pouco de história

(taoísmo)

O Taoísmo e o Confucionismo, consideradas mais filosofias que religiões, estão revivendo uma particular efervescência em uma China abandonada pelos ideais comunistas e entregue alegremente a um capitalismo vazio de espiritualidade.

O caminho do Tao, que em mandarim significa caminho da verdade, foi iniciado por Lao Zi há mais de dois mil anos, e se trata de uma filosofia que enfatiza a compaixão, a moderação e a humildade, valores ideais para tempos de crise.

Além disso, esta filosofia confere muita importância ao equilíbrio com a natureza, à vitalidade, à paz, à inação, à renúncia ao ego, à flexibilidade, à abertura da mente e à espontaneidade.

Com raízes que remontam a crenças quase pré-históricas, o Taoísmo pode ser considerado o primeiro movimento ecologista da História, já que é caracterizado por um profundo respeito à Natureza e, da mesma forma que o Budismo, estabelece uma relação direta entre esta e o ser humano. "Necessitamos manter o equilíbrio no mundo para proteger nosso planeta" para o novo ano (o 4707º no calendário chinês), diz Zhao.

O ano do Boi


Para Ling Wang, consultora de negócios com a China, o Ano do Boi promete ser um ano de trabalho duro e é um período de colocar a casa em ordem. "É o momento de arar os campos e prepará-los para o plantio imediato. Quem mergulhar nas tarefas mais exaustivas, colherá resultados, pois o símbolo deste ano é o da colheita fecunda. Este é o período de sucesso para quem se esforça dedicando atenção ao planejamento e ações agendadas. Espera-se que seja um período de estabilidade e solidez que são características do boi", explica. Ling completa que o signo do Boi representa a prosperidade, paciência e muita vontade de trabalhar.

E..falando em Boi...para uma legítima Taurina, deixo todas minhas reverências e esse animal fabuloso que preenche os espaços degradados de nossos campos. Que muito pode oferecer a nós seres humanos, sem que precisemos sacrificá-lo. Sua calma, e força de vontade se somam com a maravilha do leite da vaca (e seus derivados) e ao seu esterco fabuloso, base do mais fantástico adubo que pode existir. Como não venerar esses bichos, que são dóceis quando bem tratados e que são mansos quando respeitados!


Então...que 2009 seja um ano recheado de sabores, saúde, cultura e com muita prosperidade, paciência e muito trabalho a todos!!!



Site : http://www.sociedadetaoista.com.br/

http://www.portaldekungfu.com/CulturaCulinaria.html

http://ecodesenvolvimento.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...