quinta-feira, fevereiro 18, 2010

O espetacular CRAVO da ìndia

O Cravo da ìndia (Syzygium aromaticum) é uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Atualmente é cultivado em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e de Granada. Uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro. (Wikipédia)

Usos medicinais do cravo-da-Índia

O cravo-da-Índia é utilizado na medicina tradicional indiana (Ayurveda), medicina tradicional chinesa (Ravi & Jagdish), fitoterapia ocidental e na odontologia onde seus óleos essências são usados como analgésicos. cravo-da-índia é usado como carminativo, substância com atividade anti-espamódica usada contra cólicas intestinais e flatulência. Acredita-se também que o cravo-da-Índia seja útil como vermífugo. O óleo essencial do cravo-da-Índia é usado na aromaterapia.

Componente ativos do cravo-da-Índia
O componente responsável pelo aroma do cravo-da-Índia é o eugenol. Ele tem propriedades anti-sépticas e analgésicas, sendo o componente principal na extrato de óleo do cravo-da-Índia.  (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cravo-da-%C3%ADndia)

Propriedades medicinais: afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, bactericida, digestiva, excitante, repelente (inseto), sudorífico, tônico estamáquico, tônico estimulante.

Indicações: dor de dente, gases, higiene bucal, micose de unha, vermes, vias respiratórias.
Hoje, a ciência já é capaz de explicar esse uso: é que o eugenol, óleo essencial presente nesta especiaria apresenta efeitos antiinflamatório, cicatrizante, analgésico e é eficaz na eliminação de bactérias presentes na boca.


Divulgo o trabalho de uma amiga.. e "sobrevivente da dengue hemorrágica" com receitas simples e muito úteis:

REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
1/2 litro de álcool;- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);- 1 vidro de óleo de nenê (100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti!

OUTRO TIPO DE REPELENTE:

"FAZER UM CHÁ (FERVER UM POUCO DE CRAVO NA ÁGUA) E COLOCAR NUM BORRIFADOR. A CASA TODA PODE SER BORRIFADA; ESPANTA MOSCAS, FORMIGAS, INSETOS EM GERAL E ATÉ LAGARTIXAS, E NÃO É TÓXICO PARA AS PESSOAS E ANIMAIS. TAMBÉM BORRIFO EM MEU QUINTAL, NOS LUGARES ONDE OS GATOS DA VIZINHANÇA VEM URINAR: TEM DADO CERTO, ELES VÃO FAZER SEU XIXI EM OUTRA FREGUESIA.
CRAVO COM ALCOOL:
O CRAVO EXTERMINA CARAMUJOS!!
Sempre que faço repelente com cravo, tenho moído, coado e a borra, andei espalhando em volta dos canteiros. E agora notei que os caramujos africanos que emergiam depois da chuvarada, desapareceram. Sumiram, o canteiro está limpo dessa praga. A descoberta é recente, senhores, façam o teste. Também, passei álcool com cravo na cozinha, não vi mais formigas, nem moscas. Sugeri a COPERALCOOL e a CANDURA que lancem álcool com cravo, para limpeza doméstica. Mas, enquanto isso, é só colocar 10 gr de cravo para curtir no álcool e usar na limpeza. Aí, a casa fica protegida da dengue também. nobukunister@gmail.com

Um comentário:

raquel disse...

adorei as dicas de repelentes com cravo da índia. Um abraço. Raquel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...