quinta-feira, fevereiro 18, 2010

O espetacular CRAVO da ìndia

O Cravo da ìndia (Syzygium aromaticum) é uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Atualmente é cultivado em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e de Granada. Uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro. (Wikipédia)

Usos medicinais do cravo-da-Índia

O cravo-da-Índia é utilizado na medicina tradicional indiana (Ayurveda), medicina tradicional chinesa (Ravi & Jagdish), fitoterapia ocidental e na odontologia onde seus óleos essências são usados como analgésicos. cravo-da-índia é usado como carminativo, substância com atividade anti-espamódica usada contra cólicas intestinais e flatulência. Acredita-se também que o cravo-da-Índia seja útil como vermífugo. O óleo essencial do cravo-da-Índia é usado na aromaterapia.

Componente ativos do cravo-da-Índia
O componente responsável pelo aroma do cravo-da-Índia é o eugenol. Ele tem propriedades anti-sépticas e analgésicas, sendo o componente principal na extrato de óleo do cravo-da-Índia.  (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cravo-da-%C3%ADndia)

Propriedades medicinais: afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, bactericida, digestiva, excitante, repelente (inseto), sudorífico, tônico estamáquico, tônico estimulante.

Indicações: dor de dente, gases, higiene bucal, micose de unha, vermes, vias respiratórias.
Hoje, a ciência já é capaz de explicar esse uso: é que o eugenol, óleo essencial presente nesta especiaria apresenta efeitos antiinflamatório, cicatrizante, analgésico e é eficaz na eliminação de bactérias presentes na boca.


Divulgo o trabalho de uma amiga.. e "sobrevivente da dengue hemorrágica" com receitas simples e muito úteis:

REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
1/2 litro de álcool;- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);- 1 vidro de óleo de nenê (100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti!

OUTRO TIPO DE REPELENTE:

"FAZER UM CHÁ (FERVER UM POUCO DE CRAVO NA ÁGUA) E COLOCAR NUM BORRIFADOR. A CASA TODA PODE SER BORRIFADA; ESPANTA MOSCAS, FORMIGAS, INSETOS EM GERAL E ATÉ LAGARTIXAS, E NÃO É TÓXICO PARA AS PESSOAS E ANIMAIS. TAMBÉM BORRIFO EM MEU QUINTAL, NOS LUGARES ONDE OS GATOS DA VIZINHANÇA VEM URINAR: TEM DADO CERTO, ELES VÃO FAZER SEU XIXI EM OUTRA FREGUESIA.
CRAVO COM ALCOOL:
O CRAVO EXTERMINA CARAMUJOS!!
Sempre que faço repelente com cravo, tenho moído, coado e a borra, andei espalhando em volta dos canteiros. E agora notei que os caramujos africanos que emergiam depois da chuvarada, desapareceram. Sumiram, o canteiro está limpo dessa praga. A descoberta é recente, senhores, façam o teste. Também, passei álcool com cravo na cozinha, não vi mais formigas, nem moscas. Sugeri a COPERALCOOL e a CANDURA que lancem álcool com cravo, para limpeza doméstica. Mas, enquanto isso, é só colocar 10 gr de cravo para curtir no álcool e usar na limpeza. Aí, a casa fica protegida da dengue também. nobukunister@gmail.com

3 comentários:

raquel disse...

adorei as dicas de repelentes com cravo da índia. Um abraço. Raquel

Unknown disse...

Obrigada muito problema com meu gato. Faz xixi na planta

Unknown disse...

Tenho pavor de lagartixa.
Se aparece a noite e não consigo pega,_la não durmo.
Existe um veneno que se compre no super mercado.?Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...