quarta-feira, agosto 05, 2009

Ação Slow Food... Campinas



Slow Food em Poucas Palavras: Co-Produtor
por Editor: http://terramadre.slowfoodbrasil.com/
O Slow Food promove uma nova abordagem ao consumo alimentar, baseada no conhecimento dos produtos, das técnicas de produção, dos produtores.
Para salientar que o consumidor pode estimular alterações determinantes no setor agroalimentar, o Slow Food criou o termo co-produtor.
Esta palavra significa um consumidor que mantém um relacionamento estreito com os agricultores, os pescadores, e criadores, os produtores de vinho ou queijo de quem não apenas compra, mas a quem pede informações e conselhos para poder reconhecer diferenças qualitativas e alimentar-se de forma mais saudável, saborosa e responsável.
Graças a consumidores atentos e informados, aos co-produtores, o agricultor está mais motivado a trabalhar com técnicas tradicionais que garantem a biodiversidade dos produtos e a sua qualidade.

Ontem, nos reunimos pelo Convivium Campinas para discutir Ações para esse grupo que teve início em janeiro deste ano. Muitas idéias estão por vir... Grande prazer ter encontrado este espaço e essas pessoas!! Assistimos o vídeo do SEO BENÉ, e a farinha de Mandioca que ele prapara, e depois saboreamos uma deliciosa torta de farinha de banana verde! Muito bom!
Terra Madre Argentina
Posted: 04 Aug 2009 10:42 PM PDT
De 13 a 16 de agosto Buenos Aires será cenário da primeira edição do Terra Madre Argentina. O encontro, organizado em colaboração com o evento Caminos y Sabores do Grupo Clarín, será o espaço de encontro para mais de 200 delegados de todas as categorias da rede nacional do Terra Madre: agricultores, pescadores, produtores de alimentos bons, limpos e justos, cozinheiros, estudantes, professores universitários e, naturalmente, co-produtores.A delegação partirá dos mais diversos ângulos da Argentina (desde Tilcara a Ushuaia e de Misiones a Mendonza) e também do Uruguai, e representará os próprios territórios para participar a seminários, discutir temáticas de interesse comum e desenvolver soluções para os problemas quotidianos relacionados à produção e ao consumo de alimentos.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!!!
Muito legal a iniciativa, parabéns.
Gostraia de saber se além do blog, é desenvolvido atividades práticas junto aos agricultores, intervenções urbanas, se há aproximação com movimentos sociais, e se agirem, em que cidade isso ocorre (Campinas?).
Grato!
Há braços!!!
Ramon.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...