terça-feira, outubro 13, 2009

Diferentes Alimentos, produções e grupos de consumo!


No meio da semana do alimento os sesc tanto de Campinas como o de Piracicaba organizaram eventos que contam a favor do tão fundamental diálogo entre a sociedade, mais especificamente Alimentação, Saúde e Cidadania. Assunto que vai longe...

Na terça feira, junto da turma de graduação em Agroecologia, da Ufscar, mais o professor Baltasar, podemos vivenciar a enorme diferença entre produtores convencionais e os de base ecológica. Fomos num produtor de flores, tomate e rúcula convencionais, na Holambra....

...para, na sequencia visitarmos um dos principais produtores de alimentos de base eoclógica da região de Campinas, a Vila Yamaguishi, , gentilmente atendidos pelo veterinário Romeu Mattos, que no sábado estará no Céu Aberto dando palestra sobre os Sistemas Participativos de Garantia - SPG.
Voltando ao Sesc... André Toshio (rede de produção e Consumo-Piracicaba), Olívia (Trocas Verdes - Barão Geraldo), Roberto e Ricardo (Sementes da paz-SP) apresentaram, com muita simplicidade e profundidade a beleza do trabalho que fazem, num modelo alternativo de organização social.
E pegando a inspiração dos colegas, transcrevo aqui algumas passagens...:
"Como consumidores temos o poder de transformação..."
"Produção e consumo fazem parte do mesmo ato... um ato político!"
"Através de grupos de pessoas com interesses comuns, da Prática, da aproximação, do investimento no fim das desigualdades e não em simples marcas,... na solidariedade."
"Vamos abrir as caixas pretas... defender e fortalecer os agricultores familiares, porque eles produzem o nosso alimento..."
"O homem gosta de brincar de Deus...!"
"Com isso criamos um outro modo de estar em sociedade, de ser cidadão. É um modo de estar no mundo, mais saudável.. mudando nossa relação interpessoal... Cada grupo é um novo corpo... Corpos ampliados!"
"Estamos vivendo tempo de mudança silenciosa..vamos investir nos pioneiros do abraço à mãe Terra... vamos fazer florescer a VIDA!
PS: detalhe da péssima qualidade da foto! ;P

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...