quinta-feira, dezembro 23, 2010

Consumindo-nos em Redes ecológicas






Nascida há três anos, a Asta é um dos projetos do Instituto Realice, organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de gerar renda para comunidades populares, inicialmente do estado do Rio de Janeiro.

Hoje, conta com 32 grupos produtivos. São mais de 600 artesãos, que desenvolvem produtos exclusivos criados a partir de materiais ecológicos, como bambu, piaçava e fibra de bananeira, retalhos, jornal, sempre obtidos a partir da otimização de recursos, da reciclagem e do reaproveitamento.
e...
Uma iniciativa semelhante ao Trocas Verdes 
Vejam Vídeos documentários sobre esta iniciativa:
 http://vimeo.com/17130043
http://vimeo.com/17417006

Que liga pequenos produtores de alimentos de base ecológica
de consumidores
Liga o campo e a cidade

Que pro ano que vem mais iniciativas que valorizem a 
AGRICULTURA e o AGRICULTOR 
estejam entre nós,
Que o ALIMENTO 
verdadeiro, cheio de Amor (não sazon!)
Natural e sem violência
 "bom, limpo e justo",
seja mais valorizado que um pacote de bolachas
Que nossas escolhas nos guiem para 
a re-conexão com a Natureza
redes e relações 

E, no sentido de Amor... natal,  arte e serviço
Segue uma seleção de imagens de Krsna, em seus passatempos






"Natal significa nascimento. O mestre Jesus, o Cristo, é muito querido porque ele é um mestre de bhakti que veio fazer a diferença neste mundo. Krsna sempre está enviando seres assim. Com a vinda do Cristo, o mundo se dividiu no mundo do amor e no mundo dos fariseus, dos falsos. Toda esta história continua até hoje, independente das designações religiosas ou tradições filosóficas. Cristo é o filho de Krsna. Você também é, e deve servir como ele, em bhakti. Siga o exemplo. Ele nasceu para que os ditos cristãos pudessem despertar o amor por Deus. Nasça também para a sua alma, urgentemente. Não espere Krsna mandar outros enviados. Natal significa esta oportunidade de nascer o amor em nós. Não podemos comemorar nenhum Natal sem render nosso coração a Krsna. Se o amor não nasce continuamos a morrer e nos degenerar. O amor e a verdade estão além de todas as religiões. Jesus representa este simbolo de adoração, de entrega. Prabhupada também fez nascer muitos corações de amor. Este é o espírito de Natal. "Alemão 
http://suharibol.blogspot.com/2007_12_01_archive.html





http://suharibol.blogspot.com/
Pra conhecer mais sobre Krsna,
existe uma animação produzida na índia,
sobre o ''pequeno Krsna'' em vários episódios, 
além da literatura deixada por  Srila Prabhupada


Segue um deles, que está dividido em 4 vídeos:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Consumindo (nos)
Esther Vivas

( Trad. português, Paulo Marques)***

Ano após ano se repete o mesmo ritual: chega o Natal e com ele os cânticos ao consumo e e compra sem limites. Nos dizem que necessitamos mais para ser mais felizes. Mas, isso é certo? Na realidade, e em um contexto de crise ecológica e climática global, de transbordamento dos limites do planeta, de desperdício coletivo…, deveríamos repensar nosso modelo de consumo e avançar no sentido de uma cultura de “ melhor com menos”, combatendo um consumo excessivo, antiecológico, supérfluo e injusto, promovido pelo mesmo sistema capitalista.

Entretanto, mais além da ação individual, que tem um valor demostrativo importante e que aporta coerência a nossa prática cotidiana, é fundamental a ação política coletiva, rompendo o mito de que nossas ações individuais por si mesmas geram mudanças estruturais. No ambio do consumo, por exemplo, podemos participar em grupos e cooperativas de consumo agroecológico, que a partir de um trabalho autogestionado, estabelecem relações diretas entre consumidores e trabalhadores rurais, evitando intermediários, promovendo relações de confiança e levando a cabo um consumo ecológico, solidário e de apoio ao mundo rural.

Mas é fundamental que esta ação política transcenda o âmbito do consumo, ir mais além, e estabelecer alianças entre diferentes setores afetados pela globalização capitalista e atuar politicamente. A situação de crise sistêmica do capitalismo, com suas distintas facetas: ecológica, financeira, alimentar, de cuidados, energética… faz mais necessário que nunca esta ação política coletiva. A criação de alianças entre trabalhadores rurais e urbanos, mulheres, imigrantes, jovens… é uma condição indispensável para avançar para esse “ outro mundo possível” que preconizam os movimentos sociais.

Com este objetivo diferentes organizações estão convocando uma greve de consumo para o próximo 21 de dezembro. Se trata de não adquirir nenhum produto ou serviço durante esse dia para expressar um rechaço claro a um sistema capitalista que nos têm conduzido a uma crise global sem precedentes, e que conta com o apoyo explícito de governos e instituições, mais interessadas em privatizar os serviços públicos, cortar salários e ajudar os bancos e as empresas privadas, que em apoiar quem mais necessita.

Motivos para sair as ruas não faltam, mas sobram.


*Esther Vivas é co-autora d Del campo al plato (Icaria ed., 2009). 
**Artígo publicado en El Punt, 18/12/2010.
*** Traduzido para o blog www.brasilautogestionario.org

+ info: http://esthervivas.wordpress.com/portugues


 e...
Voltando pro 'mato',
Rogai Por Nós!


 Dica deste site- sempresustentavel, que por sinal é muito interessante, cheio de iniciativas bacanas!- como parte do trabalho de divulgação da ORA PRO NÓBIS, iniciado pela Sra. Ioshiko. Que neste próximo ano, este abençoado alimento seja mais descoberto pelos matos afora e consumido de fato.
http://sempresustentavel.com.br/terrena/ora-pro-nobis/ora-pro-nobis.htm 

Um comentário:

maduca disse...

Oi visite o meu blog de design ecologico, obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...