sexta-feira, janeiro 21, 2011

Fazenda para a escola?

http://www.farmtoschool.org/

A Rede Nacional "Fazenda para a escola" é um programa para que se fortaleça os sistemas locais e regionais de alimentação, assegurando saúde para todas as crianças, fazendas, meio ambiente, economia e comunidades. Apoiado pelo USDA (Departamento de agricultura dos Estados Unidos), desde o ano 2000, este programa surgiu na Califórnia e Flórida nos anos de 1996.


What is Farm to School? Farm to School is broadly defined as a program that connects schools (K-12) and local farms with the objectives of serving healthy meals in school cafeterias, improving student nutrition, providing agriculture, health and nutrition education opportunities, and supporting local and regional farmers. Since each Farm to School program is shaped by its unique community and region, the National Farm to School Network does not prescribe or impose a list of practices or products for the Farm to School approach.

Por aqui no Brasil, muito a fazer. As escolas mal fazem uma Horta pedagógica, imaginem se colocasse a agricultura como disciplina do curriculo!   Muitas levam os alunos ao campo, porém o real envolvimento com a arte da agricultura é bem superficial, infelizmente. Resumindo à visitas e não ao dia-a-dia da vida escolar- escola-Lar.
Algumas iniciativas  objetivando meramente o lucro podem ser vistas, como turismo pedagógico. Porém os educadores devem escolher bem, já que não temos ainda uma REDE "do Campo para a ESCOLA" para  levarem as crianças à experiências realmente coerentes com a proposta de uma alimentação LIMPA, JUSTA e LOCAL.
 
Segue o link do BOLETIM de janeiro "The Global PGS Newsletter",  sobre os Sistemas Participativos de Garantia, organizado pela IFOAM - Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica, sobre o processo em andamento no Brasil:
E, sobre os Venenos do mundo...
*Governo retira inseticida do mercado*

O inseticida metamidofós é comercializado no Brasil há vários anos segundo alguns diferentes nomes comerciais, entre eles: Tamaron BR (Bayer), Hamidop 600 (Arysta), Metamidofos Fersol 600 (Fersol), Metafos (Milenia), Metasip (Sipcam Agro), Dinafos (Cheminova).

O metamidofós, princípio ativo de alguns inseticidas utilizados nas culturas  de cana-de-açúcar, soja e algodão, não poderá mais ser utilizado no Brasil a partir de 2012. A decisão pelo banimento do produto contou com parecer conjunto do Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância  Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


A proibição foi publicada ontem no Diário Oficial e, entre outros motivos,  levou em consideração o fato de o metamidofós já ter sido proibido em outros países pelo seu elevado grau de toxicidade. O produto pode provocar danos  nos sistemas endócrino e reprodutor humano e no desenvolvimento de feto.

A retirada do produto do mercado, no entanto, será programada. As empresas  que ainda importam o princípio ativo e fazem a formulação poderão manter a  produção até 19 de novembro deste ano. Já a comercialização poderá ser feita  no Brasil até 31 de dezembro de 2011, para finalmente em 30 de junho de 2012 o uso do metamidofós ser totalmente proibido. (AI)

CONSULTA PÚBLICA sobre:
http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B2939-1-0%5D.PDF
NOTA TÉCNICA Sobre:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/06985c004573c98b8dccaf7a281c7538/nota_tecnica.pdf?MOD=AJPERES

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...