quarta-feira, novembro 30, 2011

Zingiber officinale, o medicamento picante

Fantástico e medicinal!! Seu nome científico já afirma isso com a palavra OFFICINALE. 
 Também é conhecido pelos indígenas por Mangarataia ou mangaratiá.
 Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas. Trata-se de uma planta perene da Família das Zingiberáceas, que pode atingir mais de 1 m de altura.

Durante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão. A medicina ayurvédica reconhece milenarmente a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

O Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite. Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc. Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação.

Segue algumas dicas para você ter uma boa dose diária de gengibre:

Ao fritar alguns alimentos junte o Gengibre e mexa bem: ele vai adicionar um sabor revigorante para qualquer prato.

O gengibre também possibilita que seja substituido pela tradicional cebola - e alho-, que é usada sistematicamente na culinária brasileira. (A cebola, assim como o alho deve ser consumido com muita moderação. Assim como na Medicina Clássica Chinesa, na Ayurveda também é descrito que além de produzir hálito e odor corporal, estas plantas [aliáceos] induzem irritação, agitação, ansiedade e agressividade.  Assim, os aliáceos causam prejuízos físicos, emocionais, mentais e espirituais.) http://autocura.wordpress.com/2011/04/03/o-alho-e-a-cebola-na-alimentacao/



A maioria das farmácias ou lojas de produtos naturais vendem gengibre em pó,em comprimidos ou cápsulas.

Use uma compressa de gengibre sobre zonas doloridas: Isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.

Beber chá de gengibre: É barato. É muito fácil.

O gosto é ótimo. E cura. Aqui está uma receita simples...:
* Quatro copos de água;

* Um pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre descascado e cortado em fatias;

* Limão e mel a gosto. Se preferir, use laranja no lugar do limão. Fica ótimo!

Ferva a água numa panela com fogo alto. Assimque começar a fervura adicione as fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos.

O chá está pronto! Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja. Saúde!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...