terça-feira, março 05, 2013

Os Alimentos e a Ayurveda, a ciência da longevidade.

Os Alimentos e a Ayurveda, a ciência da longevidade.


Ayurveda é a ciência do conhecimento (veda) da vida (ayur), além de ser o mais antigo sistema de cura do mundo, especialmente na Índia,sendo atualmente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Ela preconiza a saúde integral e privilegia a prevenção das doenças, considerando que a causa de todas as enfermidades é o acúmulo de toxinas. Seu ideal é que, por meio de uma vida equilibrada, em harmonia com os rítimos da natureza se mantenha a sanidade do sistema imunológico. Ela é fortemente embasada na cura com o auxílio de ervas medicinais, massagens, práticas de yoga, cirurgias e principalmente através de uma alimentação coerente com a constituição física, ou biotipo (dosha) de cada um.

Com base nesta milenar ciencia védica, a natureza material (que inclui os seres humanos,animais, plantas, etc.) é regida por três qualidades (gunas): omodo da bondade (sattva-guna), da paixão (rajo-guna) e da ignorância (tamo-guna).Assim sendo, os alimentos também são subdivididos em três tipos. Encontramos tais descriçõesno Bhagavad-Gita (cap. 17.8), conhecido universalmente como a jóia da sabedoria espiritual da Índia,falado pelo Senhor Krsna a seu discípulo Arjuna, conforme segue:

1)Os alimentos no modo da bondade aumentam a duração da vida, purificam a existência da pessoa, dão força, saúde, felicidade e satisfação. Tais alimentos são suculentos, saudáveis, deliciosos e agradáveis ao coração. São exemplos: todos os cereais integrais, o leite e derivados frescos, sementes, frutas frescas e secas, temperos suaves e frescos, mel, sal e açúcares naturais, leguminosas, e a maioria dos legumes e verduras.

2)Os alimentos que são muito amargos, ardentes, quentes, salgados, acres, secos e picantes são preferidos pelas pessoas no modo da paixão. Tais alimentos agitam a mente, causam miséria, sofrimento e doenças. Enquadram-se os cafés, bebidas e chás cafeinados, temperos fortes e usados sem moderação, sodas, chocolates, etc.

3)Alimentos que não tem sabor, que são estragados, podres, decompostos e imundos são alimentos que as pessoas no modo da ignorância gostam,não sendo bom nem para o corpo nem para a mente. Entre eles estão incluidas todas as carnes, especialmente as vermelhas e seus derivados. Também os ovos, enlatados e conservados quimicamente, além de fumo, alcool, drogas e toda substância que altere o estado normal do organismo.

Para Srila Baktivedanta Swami Prabhupada (1896 -1977), destacado autor e erudito no campo das antigas filosofia, religião e cultura védica da Índia, o único propósito do alimento é aumentar a duração da vida, purificar a mente e auxiliar a força corpórea. Yoga Pati Das, monge vaisnava, discipulo de Srila Prabhupada e fitoterapeuta Ayurvédico, afirma que cada alimento possui uma função específica e foram criados de maneira que possamos suprir nossas necessidades, mas o homem, por ignorância, destroi e desequilibra o que a natureza fez tão bem, refinando os grãos e adicionando produtos químicos nocivos à saúde. (no jornal, este parárafo foi suprimido!)
 


Estamos cientes que, atualmente, tanto os alimentos, como o meio ambiente e nossas próprias mentes estão intoxicados. A transformação da estrutura familiar, onde antes a mulher cuidava do lar e da preparação do alimento, aliada à indústria química (remédios,agrotóxicos, aditivos, corantes, etc.), aos apelosda mídia e da gastronomia contemporânea, fortemente focada no consumo de carnes e produtos industrializados, somente dificultaram o processo de purificação do corpo e da mente.Também sabemos do sábio ditado que diz “melhor previnir do que remediar”, no entanto ainda nos falta coragem e disciplina para assumir a responsabilidade da manutenção da saúde, especialmente nos atentando para a alimentação e para o cultivo da essência divina que existe em nossos corações.

A saúde perfeita nos abre uma porta para a busca pelo crescimento espiritual, afirma Marcia de Lucca, autora do livro Ayurveda, a cultura de bem viver.Ela também cita um dos clássicos da Ayurveda (Charaka Samhita), que afirma que a causa primeira de todas as doenças é a perda de fé no divino – independente de religiões.Assim sendo, os caminhos para a saúde integral e longevidade existemalém da ciência moderna, fortemente focada na cura imediatista dos aspectos físicos. Podemos encontra-los registrados em escrituras antigas eno conhecimento passado de geração em geração pelos povos e por grandes mestres autorizados.Por fim, relembro a frase célebre de Hipócrates, o “pai da medicina ocidental”:que teu alimento seja o teu medicamento.

Lisa Tassi, janeiro 2013
Publicado no Jornal de Itatiba 24/fev/2013

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...