segunda-feira, abril 29, 2013

A Grande Árvore e suas lições...

por Lisa Tassi  (Vraja-sundari)


As plantas nos rodeiam diariamente, mas muitas vezes ignoramos as lições que delas podemos extrair. Todos querem crescer fortes para dar frutos de qualidade e conseguir assim colheita farta. Mas, para isso precisamos ter uma boa semente ou muda. Se a origem não é boa, a previsão de colheita já será menor. No entanto, se mesmo assim, cultivarmos com afinco, adubando, retirando as ervas invasoras e dando água e sol necessários, a planta certamente crescerá. Aí, após espera e dedicação de meses, ou até anos, chega a hora da planta desabrochar em flores, para então se preparar para frutificar.

Com os frutos, muitas alegrias surgem: os animais e os homens são supridos com alimento, insetos e decompositores também sebeneficiam, além de que, pode-se também conseguir renda monetária com uma colheita farta! Normalmente, finda a colheita, as plantas encerram seu ciclo, ou recomeçam outro florescimento e frutificação.A questão é que inevitavelmente ocorre a morte. A planta encerra seu ciclo para outro se iniciar.

E conosco, seres humanos é igual. Uma hora acabará nossa missão nesta existência terrena e seguiremospara uma nova jornada, estejamos conscientes disto ou não. Sobre isso,Srila Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja (1921- 2010), que traduziu mais de 30 textos sagrados e até o dia de hoje é o expoente máximo no que se refere à sabedoria milenar da Índia disse: “Após a morte, todos terão que voltar a nascer neste mundo. Conforme forem as atividades por ele realizadas, precisarão colher os frutos das mesmas em uma vida futura”.

No Srimad Bhagavatam, importante escritura védica é dito:“O Senhor (Krsna) é como uma grande árvore e todos os outros, incluindo os semideuses, homens e outras entidades vivas são como ramos, brotos e folhas desta árvore. Regando com água a raiz da árvore, todas as partes da árvore são automaticamente nutridas. Apenas os galhos e folhas que estão separados é que não podem ser satisfeitos (canto 1, cap1.5)”.

Então, se compreendemos que somos as partes integrantes do corpo transcendental de Krsna (Deus), SrilaNarayana afirma que é nossa obrigação prestar serviço ao todo, ou Krsna. No entanto se não sabemos como avançar, o mais sensato é procurar ajuda.Uns procuram o médico, o psicólogo, o agrônomo, etc, mas as escrituras orientam que todos devem tentar encontrar um mestre espiritual autêntico para assim cumprir a missão de suas vidas, que é transferir-se ao plano da bem-aventurança espiritual (O Néctar da Devoção – a ciência completa da bhahti-yoga/ Bhaktivedanta Swami, 1979).



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...