segunda-feira, novembro 17, 2008

Grupo de Agroecologia Timbó- 10 anos!


O Timbó é uma história de amor. Foi a primeira escola da Agroecologia. Muita vivência, muito aprendizado, muita doação. O Timbó é um grupo em constante transformação, são pessoas com a mesma garra e determinação, o mesmo ideal.
É um lugar mágico que existe escondido num canto da Faculdade...da vida. É um encontro intenso de prática e teoria. De sonho e realidade. Na verdade foi, porque não vivo mais essa energia diariamente como a alguns anos atrás...mas vivo a energia que se mantém acesa, neste Blog. Devo a minha formação profissional ao grupo Timbó, em primeiro lugar.
Foram 3 anos (de 2003 a 2005, principalmente) onde a vivência foi a Agroecologia. A extensão de um grupo com afinidades. A busca pelo que nos faltava dentro da instituição engessada em que nos encontravamos.
Erros e acertos, compreendendo o que é Agricultura, o que era a Universidade (Pública!)! O que é movimento social! O que é respeito a Terra, à mãe Natureza.
O que é Orgânico...Organismo que se fundiu num conceito, numa ciência, numa experiência.
Sustentabilidade, fenomenologia, Agroecosistemas, Biodinâmica, Foto Kirlian, Homeopatia (com as formigas), Eco-Construções (nosso querido Bambu), Demétria, Sítio Beira Serra, Giramundo, Agrofloresta (SAF), Permacultura, Visão Sistêmica, Holismo, Caos e complexidade!!!!
Tudo junto e tudo separado!!! !!!! !!!! !!!! !!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Reuniões infinitas, eventos incansáveis, vivacidade, empolgação, festas, cursos, congressos, projetos, discussões, amizades e diversão, aprendizado e emoção!
Nossa primeira escola de Agricultura orgânica. A eterna escola...enquanto durar... Parabéns a todos nós que contruímos essa história! E olha que são muitos por essa caminhada... espalhados pelo mundo (!!) afora, disseminando a semente da Agroecologia.

Timbozeiros guerreiros do lageadão: Moscô, Ueré, Inaiá, Bulci, Loko, Bacana, Gandola, Zada, Rodada, Tok, Pitu, Magal, Micuim, Pomba, Muda, Ponta, Clight, Birita, Tigrinho, Cupim, Shakira, Tuiuiú, Camú, Rã, Picassa, Acerola, Folha, Java, K-baço, Pixador, Maieça, etc... etc... etc... Lin e Chico tb! (Errata/2 edição...- outras pessoas vão aparecendo...-> Liso!)
Foto da Área experimental do Grupo de Agroecologia Timbó - FCA- UNESP Botucatu Durante o Módulo I do curso de ECO-Construções: Fenomenologia (2003) Palestra de Bernardo Tomas Sixel, que faleceu dia 12 de novembro ultimo.
Foi autor de diversos textos, incluindo o livro Biodinâmica e Agricultura e membro da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica/ Botucatu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...