sábado, junho 27, 2009

Simbolos sociais (economicos e políticos) pelo teatro da vida....


Segunda feira próxima haverá reunião da Comissão da Produção Organica em São Paulo, coordenada pelo MAPA. No mesmo dia terei a ultima aula do prof. Zé MAria, com campo em uma propriedade aqui da região...Aparecida do camanducaia - UFA... ar livre...as fotos virão...Metodologias Participativas!!
E...nesse papo de Comissões, de ministérios, e instituições de pesquisa... a minha relação com Embrapa estreitou, com esse mestradão bate e volta pra Araras..o artigo abaixo cita (algumas unidades mais especificamente) desta grandiosa instituição de pesquisa..esparramada pelo Brailzão a fora. E ela tb vive um crise.. que ainda não enxerguei nos meios de comunicação, ela está vivendo uma bela Crise estrutural....como tantas outras instituições... e pessoas.. Crises internas, antecedendo a grande transformação... o Ciclos..2009...

BAh.. tanta coisa que me cansa...essa doidera toda, que tento compreender. Li a pouco texto sobre a Esquerda, e sobre Anarquia... o quanto ela nos falta e como de certa forma está presente nas crianças...em seu modo cru de encarar os fatos...e quanto chamas de revolução... E antes aquele vídeo da menina do Canadá de 13 anos botando a boca no trombone em uma reunião na ONu aqui no Brasil, indignada com o que viram... E antes, teatro...a menina era minha filha, cabelos frisados e uma alegria misturada com seu silêncio próprio....família..a realidade do dia, a prática, ...quando não estamos mergulhados na profissão.

A ciência (que, do Latin significa conhecimento, mas aqui me refiro ao método ciêntifico reinante atualmente...cartesiano) que caminha com seus tropeços ligados a esses grupos todos.. ligados ao poder, ao prazer sem limites, e ao consumo material e desligamento susessivo do espiritual. Aí o que resta é a ciência interior... vou por ela..tentando compreender.
Pra onde quero chegar....

-
Veja as tensões, os duelos, as crises....direita/esquerda, a ordem e o caos....velho e o novo.....o feliz e o triste em nosso teatro da vida.


Enviado por: "Francisco Caporal" francisco.caporal@mda.gov.br novaterbrasil
Qua, 24 de Jun de 2009 5:45 pm
23/06/2009 - 20h41
Ministros da Agricultura e do Meio Ambiente se desentendem em audiência na Câmara

Da Agência Brasil
Um desentendimento entre os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, marcou a audiência realizada hoje (23) pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.
Stephanes chegou a classificar como antiética a atitude de Minc de criticar um profissional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que elaborou um estudo mostrando que o crescimento da produção agrícola está engessado pela grande quantidade de áreas de proteção ambiental.

* Lula Marques/Folha Imagem

Reinhold Stephanes (esq., falando no microfone), ministro da Agricultura, chamou atitude do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (dir.), de antiética

* Relatório de maio sobre desmatamento na Amazônia apontará redução
significativa, diz Minc

* Outras notícias de hoje

A audiência começou sem a presença de Minc, com o diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Ferreira de Souza, desqualificando a pesquisa feita por Evaristo Miranda, diretor da Embrapa Monitoramento por Satélite.

Na sua vez de falar, o ministro Reinhold Stephanes discordou da avaliação do diretor do MMA. "O técnico do MMA desqualificou claramente a Embrapa Monitoramento por Satélite, uma unidade criada há 20 anos no sentido de trabalhar em assuntos de interesse nacional", disse Stephanes no momento da chegada de Minc à sala da audiência.

Numa rápida entrevista aos jornalistas, Minc defendeu a posição de Bráulio Ferreira de Souza contra o estudo do diretor da Embrapa. "Não estamos criticando a Embrapa, que é uma maravilha da natureza, e sim um único estudo, feito por um pesquisador", disse o ministro do Meio Ambiente. Depois, ao falar para os deputados da comissão, Minc também criticou o estudo feito por Evaristo Miranda.

A crítica do ministro do Meio Ambiente voltou a causar indignação no ministro da Agricultura na parte final da audiência, que se referiu ao assunto quando Minc já havia deixado o local. "Tentou-se aqui desqualificar um técnico, o que eu acho uma tremenda falta de ética, e que não foi quem fez o estudo. Foi um conjunto de técnicos, com doutorado em Meio Ambiente, e a meu pedido", disse.

O ministro da Agricultura também explicou o motivo que levou, no fim do ano passado, ao encerramento das negociações entre os dois ministérios em torno do Código Florestal. Stephanes disse que sempre procurou o consenso, mas quando o acordo estava praticamente fechado, o MMA apresentou mais alguns pontos, entre eles, um que o deixou "chocado".
"Exigiam três anos de cadeia aos produtores infratores do Código Florestal. Minc disse que não estava presente quando aprovaram o novo item, mas mesmo assim foi lá e o apresentou", afirmou Stephanes para os parlamentares.

Segundo Setephanes, cerca de 3 milhões de proprietários estariam na condição de infratores levando-se em consideração a legislação ambiental. Ele ainda reproduziu uma frase que teria dito ao ministro Carlos Minc na última conversa que tiveram sobre o assunto: "Desculpa
[Minc], mas perdi a confiança no seu diálogo". Mesmo assim, de acordo com o ministro da Agricultura, estaria a aberto a conversar outra vez sobre o tema com Minc.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...