segunda-feira, junho 01, 2009

Mais Alimentos pra São Paulo

*São Paulo se prepara para atender o Programa Mais Alimentos* **

A Embrapa Transferência de Tecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da AgriculturaPecuária e Abastecimento, por meio de seu Escritório de Negócios de Campinas(SP) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, da Secretariade Agricultura do Estado de São Paulo, promovem em maio e junho, oficinas com agricultores familiares do estado de São Paulo, para levantar as dificuldades enfrentadas por eles na produção agropecuária, no que diz respeito a conhecimentos e tecnologias.
Levantadas estas dificuldades, elas serão encaminhadas em formato de propostas de ações ao Plano Safra Mais Alimentos do Ministério doDesenvolvimento Agrário - MDA. O Plano Mais Alimentos da Agricultura Familiar 2008/09 tem o objetivo de reforçar a atividade de 4,1 milhões de propriedades de agricultores familiares que respondem por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Para alcançar este objetivo serão realizadas ações em todos os estados com aintenção de conhecer as dificuldades dos agricultores familiares para a estruturação produtiva deste segmento, que vão: desde a assistência técnica, comercialização e financiamentos até o acesso ao conhecimento e tecnologias.
A primeira oficina será realizada nos dias 28 e 29/05, em Ribeirão Branco(Território da Cidadania Sudoeste Paulista), e a seguir, em junho, serárealizada a oficina no Território Rural de Andradina.A participação das organizações dos agricultores“Quando recebemos o convite para participar das reuniões preparatórias paraorganizar as oficinas e opinar sobre a melhor localização para iniciar estetrabalho, ficamos entusiasmados”, disse Lucinei Paes de Lima, agricultora erepresentante da Federação de Agricultura Familiar – FAF, durante uma dasreuniões preparatórias.Afinal, disse ela, participar de uma comissão da qual fazem parte técnicosde institutos de pesquisa e outras organizações do governo, é um sinal demudança na forma de interação com os agricultores familiares.Segundo Ivamney Lima, da Divisão de Extensão Rural (Dextru) da CATI, esta éuma boa oportunidade para sistematizarmos as ações de pesquisa e extensão. A Programação das Oficinas constará de um momento de exposição dos“gargalos” tecnológicos por parte dos agricultores e suas lideranças, uma apresentação de soluções tecnológicas pelas Instituições de Pesquisa e Extensão e a elaboração das propostas de ações integradas para disponibilização de conhecimentos e tecnologias aos agricultores familiares.
Este trabalho está sendo realizado de forma integrada entre a Embrapa, a CATI, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA, o Ministériodo Desenvolvimento Agrário – MDA, e as Federações dos Agricultores (FAF eFetaesp).
Fernando Matsuura, da Embrapa Transferência de Tecnologia, enfatiza que essaintegração entre as diversas organizações e a forma participativa dessetrabalho são fundamentais para que os conhecimentos e tecnologias cheguemaos agricultores familiares da melhor maneira possível.

POR: VERA SCHOLZE BORGES (EMBRAPA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA) <ripa@usp.br>-- Claudia Moreira Dardaque Mucinhato>< )))*>

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...