terça-feira, junho 08, 2010

Morango, a superfruta

Morango, a superfruta


Joop Stoltenborg

Este ano, a nossa caminhada com a produção de morangos começou cedo. Em janeiro, Tini e eu estivemos de férias em Monte Alegre do Sul – SP. Nessa simpática cidade nas montanhas, visitamos Ronaldo e Sílvia que têm uma venda de produtos orgânicos e, cada ano, uma bela plantação de morangos orgânicos. Através deles, ficamos sabendo que o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) tem estação de pesquisa na cidade com especialização em morangos e frutas temperadas.

Conseguimos contato com Dr. Flávio, que esteve no Sítio para dar um curso de atualização para os nossos produtores. Com isso, bem preparados, iniciamos o plantio em 20 de março com 5.000 mudas não enraizadas. Agora, no começo de junho, a primeira produção está começando. O cuidado para os próximos meses está mais na colheita, irrigação e a adubação com a mistura de um liquido que sai da fermentação da torta de mamona para fornecer nitrogênio. Além disso, é necessário misturar boron, um microelemento, e o elemento potássio. Quando a planta fica com falta de boron, as frutas ficam totalmente deformadas e sem valor comercial.

Os morangos são conhecidos como as superfrutas do grupo de bagas. Eles têm alto nível de vitaminas B e também da vitamina C e K, o mineral potássio, magnésio, cobre, folate e riboflavina. Existem mais de 600 variedades de morango no mundo, que são apreciadas em muitos países por seu sabor delicioso e incontáveis maneiras de consumo. É considerada a fruta mais popular do mundo, mas a popularidade sofreu muito com os casos de intoxicações dos trabalhadores rurais e de consumidores pelo uso excessivo de agrotóxicos. Por isso a importância de comprar produtos orgânicos ou ter uma horta caseira e plantar seu próprio morango. Assim, você fica livre dos perigos desses venenos perigosos e sem resíduos no corpo. O morango está repleto de componentes antiinflamatórios e anticâncer através dos fitonutrientes. Para aproveitar esta qualidade é essencial consumir as frutas inteiras e não processadas. Se tudo correr bem, nos próximos meses vamos ter morangos à vontade. Então aproveitem!

http://www.aboaterra.com.br/artigos/?id=617

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...