sábado, outubro 16, 2010

Sobre um Fórum e um festival

Do grupo de e-mails rede_apa@yahoogrupos.com.br 
 Articulação Paulista de Agroecologia, após o  
I FÒRUM PAULISTA DE AGROECOLOGIA
realizado em Araras de 13 à 15 de outubro.

Por Hamilton Trajano Cabral
"Olá,

Não me saí da cabeça tudo que passamos nestes três dias no I Fórum Paulista de Agroecológia. Escrevo para falar sobre o meu contentamento com tudo que vi, ouvi e senti por todo o meu corpo, que trabalhou captando os pontos positivos e observando aquilo que pode ser melhorado.

Comecei a participar da APA, um pouco antes do encontro em Botucatu e percebo atualmente que houve um amadurecimento das pessoas que compõe esta rede, inclusive e obviamente eu mesmo, e é sobre este amadurecimento que gostaria de fazer uma observação para mantermos este movimento seguro de invasões que possam causar a desestruturação deste belíssimo movimento, que deseja a inclusão.

Quero falar sobre o zelo, sobre a guarda dos princípios que estão presentes e que podem ser criados para termos um rumo, uma referência.

Este zelo, esta guarda que cada um de nós tem que fazer sobre estes princípios, que nós mesmos criamos, ela tem que ser consciente, e tem que ser cuidada com ética para que não haja o triunfo do EGO, da arrogância, e que isso não seja transferido para as outras pessoas, fomentando uma discussão que não nós interessa, com fofocas ou picuinhas desnecessárias - sugiro num próximo encontro que isso faça parte da discussão do Fórum.

E que os novos ou antigos guardiões destes princípios tenham discernimento para atuarem na transmissão deste saber.

E que todo guardião tem que ser confiável, com características de humildade e generosidade, como pude perceber esta atuação em algumas pessoas.  
Acredito que todo sucesso de uma iniciativa é no coletivo, de somatórias de iniciativas individuais.

E o grande desafio é trabalhar no coletivo, porque teremos que respeitar a individualidade de cada um, exercitar saber ouvir, saber o que falar estar aberto ao novo; criar a partir das experiências do presente, porque só se constrói o futuro com o presente.

Então, meus amigos, fica aqui a minha satisfação em poder sentir que caminhamos rumo ao novo, a pacificação, ao não enfrentamento, a não resistência e sim, a criatividade, ao belo e ao alegre.

Um abraço

Parabéns a todos que participaram com suas contribuições.
 
TEMPO É ARTE"


 Mesa de Abertura (da esq para direita): Sandra Antonini (Diretora do programa de Pós Grad. em Agroecologia e Desenvolvimento Rural); Yara Carvalho (Instituto de Economia Agrícola, representando a Articulação Paulista de Agroecologia- APA); José Maria Ferraz (Embrapa, representando a Associação Brasileira de Agroecologia); Anastácia Fontanetti (Coordenadora do curso de graduação em Agroecologia da Ufscar-Araras); Ondalva Serrano (Associação de Agricultura Orgânica- AAO); Luiz Norder (Vice presidente do programa de pós grad. em Agroecologia e coordenador do Fórum); Norberto (Diretor do Centro de Ciências Agrárias- CCA- Ufscar); (?); Rodrigo Moreira (Instituto Giramundo Mutuando)
Palestra da agricultora e assentada rural Ileide, do Assentamento Horto Vergel, de Mogi Mirim, da Associação de Mulheres Agroecológicas- AMA
Palestra do Prof. Mohamed, da Unicamp

e...mudando de assunto, só um pouco...
Do site www.falandoabobrinhas.com.br  da Chef de cozinha Luana Budel:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...