quarta-feira, junho 30, 2010

Um olhar



Mais um vídeozinho capturado, dos Saguis de tufos. Compartilho a beleza desses animaizinhos.
Aqui em Valinhos existem muitos bandos, isolados nos fragmentos de matas que ainda restam.
Esse grupo mora bem perto da minha casa.

terça-feira, junho 22, 2010

Limites....da Terra

vejamos se esse debate ganha a mídia... no mínimo é prudente essa reflexão!
Tão poucos com tanto e tanto com tão pouco....
terra pra plantar...terra pra morar....
Soberania Alimentar
CAMPANHA NACIONAL PELO LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA

“Repartir a terra para multiplicar o pão.”

Esta campanha foi criada em 2000 pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a necessidade e a importância de se estabelecer um limite para a propriedade da terra no Brasil, que é o segundo maior concentrador do mundo, perdendo apenas para o Paraguai.

Mais de 50 entidades, organizações, movimentos e pastorais sociais que compõem o FNRA estão engajadas na articulação massiva em todos os estados do país, além de centenas de outras organizações e pessoas que já aderiram a este importante movimento.

Entre os dias 01 e 07 de setembro de 2010, será realizado o Plebiscito Popular pelo limite da terra. Este será mais um ato concreto do povo brasileiro contra a concentração de terras no país.

O objetivo final é pressionar o Congresso Nacional para que seja incluído um novo inciso no artigo 186 da Constituição Brasileira, que trata da Função Social da terra, para limitar o tamanho máximo da propriedade em 35 módulos fiscais, medida sugerida pela campanha do FNRA.
Se você concorda com o limite máximo para as propriedades rurais e com o fim dos grandes latifúndios no Brasil, então diga: “Eu apoio a proposta de emenda à Constituição que limita o tamanho da propriedade da terra no Brasil!”


quarta-feira, junho 16, 2010

Em defesa da comida


Livro de Michael Pollan... pela livraria da Folha (de São Paulo), sai por 9,90!

Já postei sobre o outro livro dele aqui no blog: http://domatoaoprato.blogspot.com/2009/01/o-dilema-do-onvoro.html


Sinopse


Neste manifesto a favor de uma alimentação de verdade, Michael Pollan nos prova que, em vez de alimentos, somos levados a ingerir "substâncias comestíveis parecidas com comida". O autor denuncia as razões para nossa alimentação se basear em produtos processados colocados à disposição de acordo com as prioridades da agroindústria e da indústria alimentícia, e conforme os dogmas da ciência da nutrição. o Nutricionismo! Pollan investiga também os motivos de a maior parte dos alimentos da dieta ocidental ser comercializada com destaque de seus benefícios à saúde. Hoje os comestíveis anunciam "vitaminas", "baixo teor de gordura" ou "enriquecimento" com ômega-3, ferro, magnésio, soja - e uma série de elementos pretensamente saudáveis, que variam conforme campanhas de marketing fundamentadas em diretrizes econômicas e/ou governamentais. Em defesa da comida ressalta que esse deve ser o primeiro sinal de alerta. Afinal, quatro das dez principais causas de morte na atualidade são doenças crônicas ligadas à alimentação: distúrbios coronarianos, diabetes, AVC e câncer. Se nos falta comida de verdade - aquela que nossas avós reconheceriam como comida e que dispensava rótulos com as porcentagens de adição de substâncias benéficas, nutrientes, teor calórico ou índices de gorduras -, o autor mostra o que de fato aconteceu e desvirtuou a cadeia alimentar. Por isso ele indica o que fazer propondo hábitos simples e libertadores: Coma comida. Não muita. Principalmente vegetais.

E falando nisso.... a nova problemática, tambem citada por Pollan em seu livro.. a ORTOREXIA!:

Excesso de zelo pelos alimentos pode gerar mal da ortorexia

Por Cecília Dionizio
FAPESP

Conferir duzentas vezes os rótulos dos alimentos, não comer nada fora de casa e ainda por cima não se abster de ingerir a quantidade de nutrientes que o organismo precisa pode ser uma tarefa difícil.

Em geral, quando não se alcança este objetivo, a conseqüência é uma anemia ou outros distúrbios alimentares. Pode se tornar um problema quando está acima da capacidade da pessoa administrar o excesso de preocupação com a comida, algo que tem sido denominado de ortorexia.

De origem grega, a palavra é um neologismo baseado no grego: orthós, e significa correto e verdadeiro, enquanto oréxis quer dizer apetite. Daí porque o termo ortoréxico tem sido associado aos fanáticos por comidas saudáveis.

A psicóloga Cláudia Grisi Mouraria, de Rio Preto, especialista em distúrbios alimentares, diz que estas pessoas têm por característica manter uma importante rigidez, em nome de um organismo livre de impurezas.

A psicóloga observa que a ortorexia é um distúrbio recente, caracterizado por uma busca obsessiva pelos alimentos saudáveis e/ou esterilizados.

E hoje, já se aventa a possibilidade de estar ligado a algum transtorno obsessivo-compulsivo ou ainda, ser o início de anorexia. Embora já venha sendo diagnosticado de forma esporádica nos consultórios médicos, não existem dados estatísticos sobre o mal, e tampouco consta no cadastro oficial do Ministério da Saúde, na Classificação Internacional de Doenças (CID-10). "De fato ainda não se sabe como caracterizar o problema, se como um transtorno obessivo-compulsivo ou um transtorno alimentar", afirma a psicóloga.

Contar com um olhar mais atento para si e identificar o problema, na opinião de Cláudia Grisi, é algo um tanto difícil de acontecer, pois nestes casos a auto-avaliação não é um método muito seguro.

"Dificilmente, quem está com um problema desses reconhece que a preocupação alimentar chegou a tal ponto que configura um desequilíbrio", afirma.

De acordo com a psicóloga, as pessoas não se dão conta que estão entrando em sofrimento pela questão alimentar. "Elas têm a sensação de estarem fracassando em seu objetivo, têm comportamentos que prejudicam o convívio social etc. Isso quer dizer que as pessoas, na maior parte das vezes, buscam ajuda por apresentar algum tipo de dificuldade e sofrimento decorrente do distúrbio, sem reconhecer que estão 'doentes'", afirma.

segunda-feira, junho 14, 2010

Abaixo assinado: Estação ecológica da Juréia!

LINK DO ABAIXO-ASSINADO para re-categorizar as áreas de uso de todas as comunidades caiçaras da Juréia em Reservas de Desenvolvimento Sustentável;Histórico de ocupação da Juréia

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6272

Mais informações desses 23 anos de luta no blog: Juréia - Cultura, História e Meio Ambiente
http://povosdajureia.blogspot.com/



“O modo de vida das comunidades tradicionais caiçaras deve ser tomado como exemplo de conservação ambiental para o planeta, e não como risco de degradação ambiental”

Logo após o descobrimento, na colonização do Brasil, começaram a chegar as primeiras famílias na Juréia, eram espanhóis e portugueses, onde em uma miscigenação entre povos europeus, negros e indígenas que habitavam a região formou a população caiçara que além do conhecimento herdado dos aborígenes que habitavam aquela região antes da colonização, que detinham técnicas apuradas de extrativismo e de cultivo apropriado às variáveis do ambiente onde viviam.

Com o passar do tempo o saber colonizador europeu veio sendo aprimorado de forma positiva para aquele ambiente.Desde então, a somatória desses conhecimentos aplicados em inúmeros campos ligados ao uso racional dos recursos naturais como na pesca, caça e agricultura, bem como em relação a fenômenos naturais como maré, fases da lua, época do ano e suas interferência no que se diz respeito ao dia-a-dia do trabalho na lavoura vem sendo utilizado em prol da sua própria sobrevivência, conhecimentos tradicionais lapidados pela experiência e convívio com o meio ambiente, que se comprovou de maneira sustentável. Desenvolveram também, ao longo do tempo, inúmeras manifestações culturais na religião, em suas musicas e danças, comidas típicas e artesanato, que por sua vez eram utilizados no seu dia-a-dia, como colheres de pau e gamelas como instrumentos da cozinha, canoas e redes para pesca e violas e rabecas para o fandango.


quarta-feira, junho 09, 2010

Horta fácil e em casa

ABH INFORMA
» HortaFácil: um Software para o Planejamento, Dimensionamento e Gerenciamento de Hortas comerciais, domésticas, Escolares e Comunitárias

 *Wilson Roberto Maluf (1), Thiago Conrado(2) ,
Ernani Clarete da Silva(3), Luiz Antonio Augusto Gomes(1)*

O Horta Fácil é um programa desenvolvido para horticultores e extensionistas com a finalidade de planejar e manejar uma produção de hortaliças pré-programada e contínua ao longo do tempo. Levando em conta os
 ciclos fenológicos inerentes a cada espécie hortícola, o software realiza otimizadamente o dimensionamento da área a ser cultivada, bem como do número e a dimensão dos módulos de cultivo para cada hortaliça. Este dimensionamento pode ser realizado para uma quantidade variável de espécies de hortaliças em uma mesma horta, a partir da produção semanal estabelecida para cada espécie. Os cálculos são feitos pelo software com base em modelos de cultivo que contém o ciclo fenológico, o espaçamento recomendado, e a
 produtividade esperada para cada hortaliça, e que estão presentes em um banco de dados incluído no software.

 As informações contidas no banco de dados podem ser editadas, de modo a fornecer dados realistas para condições locais específicas. Além do dimensionamento para uma produção escalonada, o programa fornece também um calendário de cultivo que indica as tarefas a serem realizadas em cada módulo ao longo do tempo, semana por semana. O software é capaz de otimizar a escala de produção garantido a quantidade correta de cada hortaliça a ser colhida semanalmente, de modo a evitar excessos ou falta de produção, e também estima as necessidades de área e de água para a horta a ser estabelecida. Permite também a impressão de relatórios para cada horta a ser planejada. É uma ferramenta de trabalho para o extensionista e demais profissionais envolvidos no estabelecimento e gerenciamento de hortas de qualquer porte, sejam elas comerciais, domésticas, escolares, ou comunitárias.

O HortaFácil foi desenvolvido com o apoio da FAPEMIG-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, e do CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. *É um sofware de uso livre, de  fácil instalação, que os autores disponibilizam aos interessados clicando no botão abaixo e fazendo o DOWNLOAD.*
 http://www.abhorticultura.com.br/downloads/Instalador_Hortafacil.msi

*(1) Universidade Federal de Lavras *
*(2) Universidade Estadual de Maringá*
*(3) Universidade Federal de São João del Rei*

terça-feira, junho 08, 2010

Morango, a superfruta

Morango, a superfruta


Joop Stoltenborg

Este ano, a nossa caminhada com a produção de morangos começou cedo. Em janeiro, Tini e eu estivemos de férias em Monte Alegre do Sul – SP. Nessa simpática cidade nas montanhas, visitamos Ronaldo e Sílvia que têm uma venda de produtos orgânicos e, cada ano, uma bela plantação de morangos orgânicos. Através deles, ficamos sabendo que o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) tem estação de pesquisa na cidade com especialização em morangos e frutas temperadas.

Conseguimos contato com Dr. Flávio, que esteve no Sítio para dar um curso de atualização para os nossos produtores. Com isso, bem preparados, iniciamos o plantio em 20 de março com 5.000 mudas não enraizadas. Agora, no começo de junho, a primeira produção está começando. O cuidado para os próximos meses está mais na colheita, irrigação e a adubação com a mistura de um liquido que sai da fermentação da torta de mamona para fornecer nitrogênio. Além disso, é necessário misturar boron, um microelemento, e o elemento potássio. Quando a planta fica com falta de boron, as frutas ficam totalmente deformadas e sem valor comercial.

Os morangos são conhecidos como as superfrutas do grupo de bagas. Eles têm alto nível de vitaminas B e também da vitamina C e K, o mineral potássio, magnésio, cobre, folate e riboflavina. Existem mais de 600 variedades de morango no mundo, que são apreciadas em muitos países por seu sabor delicioso e incontáveis maneiras de consumo. É considerada a fruta mais popular do mundo, mas a popularidade sofreu muito com os casos de intoxicações dos trabalhadores rurais e de consumidores pelo uso excessivo de agrotóxicos. Por isso a importância de comprar produtos orgânicos ou ter uma horta caseira e plantar seu próprio morango. Assim, você fica livre dos perigos desses venenos perigosos e sem resíduos no corpo. O morango está repleto de componentes antiinflamatórios e anticâncer através dos fitonutrientes. Para aproveitar esta qualidade é essencial consumir as frutas inteiras e não processadas. Se tudo correr bem, nos próximos meses vamos ter morangos à vontade. Então aproveitem!

http://www.aboaterra.com.br/artigos/?id=617

segunda-feira, junho 07, 2010

Mude o consumo

OFICINA GRATUITA DO IDEC, KAIRÓS E VITAE CIVILIS

ESPERAMOS VOCE NO TENDAL DA LAPA NO DIA 9 DE JUNHO

ESPAÇO DA CULTURA DE CONSUMO RESPONSÁVEL NO TENDAL DA LAPA-PRODUTOS AGROECOLÓGICOS E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Rua Guaicurus 1100 – Estacionamento na Rua Constança,72- Lapa

Tema  “Mude o Consumo de Embalagens para não mudar o Clima”

Público: Produtores e consumidores em geral.

Detalhamento do conteúdo

Reflexão sobre os impactos do uso de embalagens na mudança climática

Dicas de como o alimento orgânico possibilita menor desperdício e como reduzir o consumo de embalagens no seu dia a dia

Como participar da Campanha Mude o Consumo para não Mudar o Clima

Visita ao Espaço da Cultura de Consumo Responsável com produtos agroecológicos e da economia solidária com sustentabilidade

quarta-feira, junho 02, 2010

CARNE Legal...energia ruim

Olhem essa campanha!
Sei que Consumidores conscientes tem como pressuposto e curiosidade básica saber a ORIGEM de tudo que se consome. Mas quanto a CARNE, percebo que as vezes nos esquecemos que a origem é a VACA ou o BOI (Bos taurus)!

Tenho entendido que ela é verdadeira MÃE da naturezanos oferecendo parte de seu leite de todo dia, minha família, pelo menos,..é composta "de bezerros" consumidores.
Por conta do bendito ´líquido branco... transformamos em queijo, iogurte, manteiga, etc!
E o Esterco?!!! Esterco para adubar, para curar, para construir..
E o xixi dela? Serve também...rico em Nitrogênio pra uma boa "fertirrigação" por tudo.
Santos mestres, lá da Índia que vem nos explicar... mestres da Vida...
Amigos que passam os olhos por aqui.

....achei curioso na campanha falando sobre "práticas sociais e ambientais responsáveis na produção e venda de carne". Quem que vai fiscalizar... carne agora só com selo? certificações mil.. 
É mais uma artimanha pra continuar confundindo a massa.
Ministério Público e Idec divulgando.
A carne é boa... muito Prazer!!!! 
Animais a nos servir...

Sejam eles Rotweilers, Canários, Suínos ou Nelores.
Quem tem medo do bicho? Então vai lá e mata!

a vontade de COMER
a vontade de viver
Então vai lá e Planta...
Agricultura!

É a Cultura que nos guia... até a Pecuária....
Pecus quer dizer "cabeça de gado". A palavra tem a mesma raiz latina de "pecúnia" (moeda, dinheiro). E assim vamos Trocando....
Bois por dinheiro e dinheiro por Carne
Histórinhas pra contar...
De geração em geração...
boca a boca
do alimento ao escremento
do vivo ao morto
Então depois disso tudo...se é pra fazer campanha, que seja pra reduzir o consumo.

Difícil resistir à CARNE LEGAL, afinal vivemos "encarnados"... e então ela nos é muito familiar. Está na nossa pele! E podemos sim.. é uma simples questão de escolha, decisão e atitude.
A carne carrega sem percebermos, a Energia da morte de um animal...
A violência. ...Como ela é tão presente, atualmente por todos os lares, cidades e televisões, nem notamos.... Assim como não notamos os cheiros, sabores, etc...
como cães que devoram a comida....
Nas lojas de alimentos naturais encontramos pessoas em busca da receita da moda: "Ração Humana"...
Outra confusão mental que leva as pessoas a seguirem o padrão...sem nenhuma reflexão lógica sobre o que consome, sobre o que digere.

Se queremos paz, equilibrio, harmonia... por que não nos alimentamos mais de vida?..
Verde...multi colorida...?
fresca, germinada e vitalizada.

--------------//--------------

Um pouco de Antroposofia...
pai da Agricultura Biodinâmica...:
Este calendário’ contém 52 versos meditativos, um para cada
semana do ano. Ele é descrito por Rudolf Steiner como um caminho de desenvolvimento feito através do sentir, aberto a todas as pessoas que desejem vincular-se à auto-educação.

SOBRE O AUTOR:
Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, nasceu na Áustria em 1861. Ainda estudante, foi contratado como curador dos escritos científicos de Goethe. Entre 1890 e 1897 trabalhou no Arquivo de Goethe e Schiller em Weimar. A partir de 1902, desenvolveu intensa atividade como escritor e conferencista. Os impulsos dados à Arte, à Ciência, à Medicina, à Pedagogia e à Agricultura levaram a movimentos cada vez mais difundidos no mundo hoje. Morreu em 1925, na Suíça.

http://www.sab.org.br/
http://www.biodinamica.org.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...