sábado, janeiro 29, 2011

Proteção aos Bovinos...em extinção

Enquanto muitos fazem grandes campanhas para proteção aos golfinhos, às baleias, ao mico leão dourado... outros seguem firmes, porém ainda pouco visíveis, fazendo a campanha para
proteção aos bovinos
Que grande contradição, nesse país onde o Brasil possui o segundo maior rebanho mundial (algo em torno de 205,9 milhões de cabeças - IBGE), sendo superado pela Índia, mas esse país não utiliza a pecuária bovina com fins comerciais. Pois justamente de lá é que vem fortalecida a consciencia para proteção desses animais, dóceis, inteligentes e especiais. Vejam texto abaixo, extraído do site da ECOVILA Goura Vrndavna, (de Parati - Rio De Janeiro) que praticam um modelo alternativo de vida cultivando uma vida espiritual saudável.



"Em praticamente todas as civilizações antigas, existia uma íntima integração entre os bovinos e os seres humanos: A vaca fornecendo o leite, e o boi dando sua força nas atividades de tração e aração. Na civilização védica da Índia milenar, essa integração tornou-se uma das características principais de sua cultura.

Nos Vedas, escrituras sagradas dessa cultura, tanto o planeta Terra quanto a vaca têm o mesmo nome: a palavra sânscrita gau. Isso também ocorre na língua grega com a palavra gaia. A idéia é que tanto a Terra quanto a vaca nutrem e protegem seus filhos.
Com o advento da era industrial e a conseqüente mecanização das atividades rurais, o boi perdeu sua função original. Por sua vez, a produção de leite e derivados deixou de ter seu caráter domestico e tornou-se industrializada. Uma produção industrializada de leite requer uma constante procriação das vacas. Os bezerros machos, inúteis para o trabalho no campo, passaram a ser a matéria prima de uma poderosa e lucrativa indústria de carne.
A espécie bovina tem sido assim ostensivamente explorada e violentada, a níveis que comprometem a sensibilidade e moralidade humana. Essa mentalidade de ganância e exploração, que proliferou nos últimos séculos, deixou marcas praticamente irreversíveis na superfície de nosso planeta.
Precisamos, portanto, reverter esse quadro, revisar o modelo vigente e mudar o paradigma da relação dos humanos com a terra e com os animais. Para esse propósito, culturas antigas, como a cultura védica, fornece-nos elementos preciosos que podem ser inseridos no contexto atual. Com nosso projeto, queremos também resgatar e preservar a cultura brasileira da ocupação dos bovinos no campo que está totalmente decadente e em fase de extinção."
Mais informações em: http://www.goura.com.br/seva/

Abaixo, vídeo de Paul Maccartney sobre esse assunto...
"Se os abatedouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos":



2 comentários:

Graça Pereira disse...

Nunca pensei ver o Paul Macartney num vídeo destes... e achei que realmente o abate era uma carnificina. Muita gente devia ter noção de como as coisas se passam para inverter a situação. É bol estarmos elucidados.
Obrigada.
beijo
Graça

Maria Elisa von Zuben Tassi disse...

É.. ele acaba sendo referencia, inevitável. O contato deles (Beatles como um todo) com a cultura védica (Ìndia) foi muito forte, solidificando esses valores.
George Harisson, o que mais cultivou os princípios, produziu, em 1970, o álbum "livingin the material world" http://www.livinginthematerialworld.org/ trazendo alguns elementos 'espirituais' desta cultura. Beijo e obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...