domingo, fevereiro 20, 2011

Onde pastar?






Livro publicado pela FASE (http://www.fase.org.br) Link do livro:

http://www.fase.org.br/v2/admin/anexos/acervo/1_gado_brasil_sergio_schlesinger.pdf


"Do economista e consultor da Fase Sergio Schlesinger, em estudo publicado recentemente sob o título Onde Pastar? O gado bovino no Brasil: “com os olhos voltados para o exterior, o mundo oficial divulga e publica números e informações gerais cuja qualidade é incompatível com a dimensão deste setor no Brasil A área total ocupada e o total do rebanho, por exemplo, são dados que variam tremendamente, para um mesmo período, a depender da fonte oficial que os produz ou até mesmo da metodologia empregada”.

A presença do gado bovino teve conseqüências até na formação territorial do Brasil. Hoje, a criação de gado bovino é a atividade econômica que ocupa a maior extensão de terras no país, com o segundo maior rebanho bovino do mundo. Se levarmos em conta ainda que as empresas brasileiras respondem hoje por mais da metade do mercado mundial de carne bovina e que em 2008 o país ocupava a sexta posição mundial em produção de leite, dá pra imaginar a importância econômica desta atividade para o país."

3 comentários:

Maíra disse...

Valeu, Lisa! Sempre com novidades interessantes

Graça Pereira disse...

O teu layout enche os olhos...apeteceu-me pegar um pouco daqui e dali e fazer uma refeição colorida e cheia de vitaminas!
O meu marido tb era eng. agronomo - o Senhor levou-me há 12 anos para a Sua dimensão - e tínhamos uma horta enorme, onde não faltava nada e sem adubos e pesticidas.
Eu chegava ao portão do quintal e pedia: quero pimentos, tomates ...o que precissasse e era uma delícia!
Ao fundo deste espaço enorme, conseguiu fazer uma capoeira - galinhas, galos, patos e gansos. Era uma fartura! Eu corria a minha rua, dando ovos porque eram tantos tantos que não conseguiamos consumi-los! Que saudade!
Beijo
Graça

Maria Elisa von Zuben Tassi disse...

Ter as plantas por perto é uma maravilha! é a arte mais pura e natural! Meus avós sempre lidaram com a terra, e minha mãe puxou esse hábito, e eu por conseguinte também. Espero estar mais e mais perto das plantas! Obrigada pelo carinho Maíra e Graça!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...