quarta-feira, junho 15, 2011

TV-Lesão bloqueia o desenvolvimento

Em um artigo sobre "O dilema da educação na América Latina", Polan Lacki e Juan Manuel Zepeda del Valle fazem uma reflexão, ao final do artigo, sobre os efeitos des-educativos da TELEVISÃO, que copiei abaixo.

O termo TV-lesão, do título eu emprestei do livretinho "O Planeta Engraçado- uma ficção tragicômica" de Marcos Aurélio Fontoura, M. M.S.(1995).  {'Ele fala do CGM (ou Controle Geral das Massas) e como até hoje ele controla os habitantes de Targô, através dos aparelhos de tevê-lesão, sendo seduzidos a engolir verdadeiros venenos em forma de drogas legais e alimentos industrializados!'} Quem quiser uma cópia eu posso scanear!

Em seu site (http://www.polanlacki.com.br/) Polan, (engo. agronomo e por muitos anos extensionista rural), faz profundas críticas ao sistema vigente, apoiando-se sempre no CONHECIMENTO, como fator condicionante para uma transformação social. Apresenta propostas de desenvolvimento agropecuário que conduzem o agricultor à sua autonomia diante do contexto estatal reinante, de projetos paternalistas e que criam dependência e acomodação ao povo. A imagem ilustra que com ações, técnicas e abordagens adequadas, a transformação torna-se real.

"Uma reflexão final: O efeito deletério da televisão

Polan Lacki e Juan Manuel Zepeda del Valle
(...)A adoção destas 10 medidas, de fácil introdução e baixo custo, permitiria um significativo melhoramento na qualidade de nossa educação. No entanto, para que isto ocorra os governos deveriam estabelecer severas normas e restrições aos meios de comunicação, especialmente radio e televisão. Normas que os obriguem a melhorar dramaticamente os conteúdos dos seus programas e das suas enganosas mensagens publicitárias, que estão anulando/destruindo o pouco que as escolas e os pais estão ensinando aos seus filhos. É simplesmente inaceitável que os poderosíssimos meios de comunicação (cujo funcionamento depende de prévia concessão/autorização governamental) não sejam aproveitados/utilizados para difundir e estimular a adoção de atitudes, comportamentos, princípios e valores (de honestidade, integridade, honradez, amor ao trabalho, cooperação e solidariedade, cumprimento de deveres como cidadãos, respeito ao próximo e aos seus direitos, etc.), além de recomendações sobre higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros, etc. Também é inaceitável que continuemos tolerando que estes meios de comunicação, com a angelical desculpa do “sagrado direito à liberdade de expressão”, continuem "deseducando" e idiotizando os ouvintes e telespectadores com mensagens de consumismo, individualismo e egoísmo, violência, banalidades, mediocridades e trivialidades, ostentação e vaidade, incitação aos vícios e idolatria a pseudo ídolos. Especialmente se considerarmos que poderiam e deveriam difundir, com baixos custos e alta eficácia/eficiência, o mais imprescindível insumo do mundo moderno que é o conhecimento útil, cuja insuficiência é a principal responsável pelos problemas, sofrimentos e angústias da maioria dos latino-americanos. No Brasil, por exemplo, as crianças assistem péssimos programas de TV, em média, durante 5 horas por dia; isto significa que dedicam mais tempo a “deseducar-se” na televisão do que a educar-se nas 4 horas que permanecem nas escolas; muito provavelmente algo similar ocorre em quase todos os demais países latino-americanos. Com tal inversão e destruição de valores é triste e tenebroso o futuro do nosso Brasil e da nossa América Latina."
Através dos e-mails Polan.Lacki@onda.com.br telefones (41) 3243-2366 celular 9602-1239 e manuelzepedaster@gmail.com telefones (52-492) 9246147 (CRUCEN da Universidad Autónoma Chapingo - México) celular (52-492) 544-4852, os autores do artigo receberão com especial beneplácito críticas ao seu conteúdo.

2 comentários:

Érica disse...

Olá Maria Elisa, desejo que esteja tudo bem com você. Estava pesquisando como dar um jeito nas formigas aqui de casa, sem apelar para produtos tóxicos e perigosos e qual foi minha surpresa encontrar seu blog e simplesmente ficar encantada. Estou xeretando tudo e simplesmente amando. Adorei esse artigo, gostaria se possível receber o livreto ("O Planeta Engraçado- uma ficção tragicômica" de Marcos Aurélio Fontoura, M. M.S.(1995))scaneado. Nossa, vai de encontro a um ótimo documentário "O século do Ego (ou do Eu), recomendo já assisti umas três vezes e todas as vezes me surpreendo com a manipulação das pessoas. Muito obrigada.
Érica
ericacristiano@gmail.com

Maria Elisa von Zuben Tassi disse...

OI Erica, estou assistindo o documentário... Ualll... Você já conheceu a filosofia védica, a cultura milenar da Índia? Ela foi trazida para o ocidente na mesma época em que acontecia todo essa aberrante doutrina da "liberdade do vazio" explicado no Doc. Fala de amor, e do encontro com a Verdade Absoluta, a Suprema Personalidade de Deus, Sri Krsna, que preenche de maneira pura qualquer vazio que possa existir no ego das pessoas... vou ver se consigo scanear pra vc o livrinho. Abraço e obrigada pela postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...