terça-feira, agosto 02, 2011

20 anos de Feira e novas frentes de comercialização

Feira orgânica do Parque Ecológico completa 20 anos  (Campinas)


A busca pela saúde por meio da alimentação saudável tem se tornado uma constante na vida de muitas pessoas

O empresário Luciano Vieira, de 36 anos, e sua mulher Janaina Vieira fazem questão de frequentar todos os domingos a feira de produtos orgânicos do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, localizado no Km 3,2 da Rodovia Heitor Penteado, na Vila Brandina. Ele conta que buscou a feira depois que foi diagnosticado com leucemia há quatro anos. “Quando estava doente passei a complementar o processo de cura buscando uma alimentação mais saudável e hoje sou frequentador assíduo. Como venho sempre, já conheço todo mundo, fiz boas amizades por aqui. Apesar de não conseguir consumir tudo orgânico. Em casa, por exemplo, só entra banana e tomate sem agrotóxico”, conta.

A busca pela saúde por meio da alimentação saudável tem se tornado uma constante na vida de muitas pessoas. Mas foi há 20 anos que as feiras de produtos orgânicos começaram a existir. A ideia surgiu de um grupo de produtores orgânicos que fundou a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC), com o objetivo de facilitar a comercialização de seus produtos. E para apresentar os produtos, resolveram abrir as feiras, sendo que hoje existem quatro delas na cidade. Ontem, durante a feira do Parque Ecológico, foram comemorados os 20 anos com painéis de fotos de recordações, degustação de produtos e entrega de homenagens para os fundadores do projeto e comerciantes.

'Estou muito feliz e orgulhosa com a comemoração dos 20 anos deste projeto, que começou bem pequeno, aqui no Parque Ecológico. E percebo que a cada dia mais pessoas despertam a consciência para esta questão, pois além de todo o benefício para a saúde, quando resolvemos montar a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região, tínhamos também uma preocupação ambiental. Atualmente uma boa parte da população tem aderido aos alimentos orgânicos”, conta Ynayá Augusta dos Santos, de 70 anos, uma das idealizadoras da feira orgânica.

Na feira, a maioria das pessoas chega com suas sacolas recicláveis e gosta, por exemplo, de levar cenouras e beterraba com as ramas para aproveitar todos os nutrientes. Os frequentadores tem também a curiosidade de saber e conhecer mais sobre o processo de produção destes produtos.

E algumas frutas e legumes podem não ser tão grandes, mas, segundo os produtores, são bem saborosos. Apesar da banca de pastel não ser totalmente orgânica, o vinagrete já é feito com tomates orgânicos.

A dentista Carla Picollo, de 42 anos, que mora em Valinhos conta que consome produtos orgânicos desde que os filhos eram pequenos. “Aproveitamos o domingo para vir para Campinas, principalmente para comprar as verduras orgânicas. E atualmente os preços destes produtos estão bem competitivos, antes eram bem mais caros. Sem contar que a saúde agradece”, diz Carla.

Segundo Lucio Minioro, produtor da Yamaguishi Orgânicos, muitas pessoas quando adoecem acabam recebendo a recomendação médica de consumir produtos orgânicos e acabam conhecendo as feiras. “O ideal seria consumir antes de adoecer para prevenir a saúde e não ter que remediar depois”, diz.

Veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=43c8HJ0fOCg
Jornal RAC - Campinas

Fonte: http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/92428/2011/08/01/feira-organica-do-parque-ecologico-co
http://www.anc.org.br/noticias_texto.php?id_noticia=20

Violeiros, Romeu, Maiorano, Sirlei e Escolástica, da ANC e fotógrafa ;)


E sobre a FEIRA da SEXTA NA ESTAÇÂO, no CIS- Guanabara, veja matéria aqui, no site ECom- Comunicação Sustentável:
http://comsustentavel.blogspot.com/2011/07/em-campinas-sp-consumidor-consciente.html?spref=bl

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...