segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas

Falando das Regiões metropolitanas, a pesquisa Cenários 2020 ressalta algo que salta aos olhos aqui em minha região.
"O Estado de São Paulo é composto de 645 municípios dos quais 399 são de pequeno porte, 175 de médio porte e 71 de grande porte. Aos pequenos municípios, cabem 4,54% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e neles vivem 7,46% da população; aos de porte médio, 14,58% do PIB e 18,91% da população; e aos grandes, 80,88% do PIB e 73,63% da população. Nota-se que os municípios de pequeno e médio porte respondem por pouco menos de 20% do PIB estadual.
Segundo pesquisas da Fundação Seade, a tendência da evolução da dinâmica ocupacional do Estado é de concentração ainda maior nas regiões metropolitanas, as quais constituem a Macrometrópole formada pelo quadrilátero Sorocaba, Campinas, Santos e São José dos Campos.
Este movimento, porém, pode ser freado pelas recentes crises que a concentração gerou como piora na qualidade de vida, trânsito congestionado, maior tempo de transporte, incremento do custo de vida, entre outros problemas socioambientais. Esses fatores podem levar a um movimento migratório para as pequenas cidades, impulsionado pela busca de melhor qualidade de vida.
Para potencializar a descentralização, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento promove hoje a atração de investimentos pautada na regionalização da economia, direcionando-os para o oeste paulista."


Valinhos
(cidade vizinha a Campinas) cresceu absurdamente nos últimos anos, principalmente em número de condomínios residencias... Valinhos é o oitavo município mais populoso da Região Metropolitana de Campinas, tendo idêntica posição da Densidade Demográfica (Habitantes/km2). Segundo dados do IBGE (2007), Valinhos tem 99.040 habitantes, e estima-se que estejam distribuidos assim: 95% urbano e 5% rural (sendo o território urbano de 65 Km2 e o rural 83Km2)
Eu que fiquei oito anos como visitante de Valinhos e agora que retornei aqui fiquei chocada com as mudanças ocorridas ao longo desse ultimos anos.
As ruas que mudaram seu fluxo, com bolsões de segurança, muros e cancelas. Morros que ganharam casas amontoadas, como favelas de luxo. Uma paisagem árida, fria (ou quente pelo asfalto), solitária, triste. Pessoas que não se relacionam diretamente com o municipio, apenas dormem nele, além de frequentarem colégios caros e a infraestrutura de Campinas.
Uma nova relação entre as pessoas se consolida, além da nova dinâmica do meio ambiente.

Vejas teses de mestrado a esse respeito:
Condominios fechados : localizações de pendularidade : um estudo de caso no municipio de Valinhos, SP de Elaine Migloranza
e Mudanças na forma de ocupação do espaço urbano em Valinhos, SP : a expansão dos condominios fechados de Veridiana Lima da Silva

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...