sábado, fevereiro 07, 2009

Políticas públicas e o projeto Cenários 2020- SP



Falando um pouco de política...

Tem gente que, por não enxergar a Agroecologia no cenário político, acha que ela não se envolve com ela. (Aí entra a problemática de nossos meios de comunicação!)

Na verdade, é exatamente o contrário. A agroecologia é um movimento político em sua essência, já que as tranformações e idéias propostas por ela, demandam um envolvimento inevitável dos Poderes Públicos.

É nesse caminho que o Ministério do Desenvolvimento Agário - MDA, entre outros, vem apoiando inúmeras iniciativas, como cursos de formação, publicações, eventos, fóruns, conselhos, comissões e muitos projetos alinhados com a proposta agroecológica, embasados pela Pnater - Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural .

Fotos do II Encontro Internacional de Agroecologia, realizado em 2005- Botucatu pelo PROGERA(Programa de Extensão Rural Agroecológica de Botucatu e região) - Instituto Giramundo, com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A Secretaria do Meio Ambiente -SMA do estado de São Paulo, preocupada com o cenário ambiental e o nosso futuro está organizando uma pesquisa (Cenários 2020) com objetivo de elaborar propostas de políticas públicas de médio e longo prazo a partir de cenários ambientais prospectivos para o ano de 2020. É um projeto de planejamento que busca inserir a dimensão ambiental nas ações do Estado e da iniciativa privada, de modo a direcionar a trajetória ambiental de São Paulo pela melhor rota possível.

Tomei conhecimento desta pesquisa por indicação de uma amiga. Respondi a primeira e segunda etapa, que contém informações muito importantes e interessantes que irei compartilhar alguns itens nas próximas postagens...
em temas como: Planejamento Regional, Resíduos Sólidos, o preço do petróleo, Transferencia de bacias, dinâmica interna de regiões metropolitanas, entre outros!

A intenção da pesquisa é interessante porém um tanto abstrato e relativo, já que as respostas sempre envolvem um grau de incerteza gigantesco. Não consegui compreender muito bem qual encaminhamento será feito a partir da pesquisa. Se querem um banco de dados, se vão registrar meus votos e daqui 11 anos virão me exigir algo. (na verdade, sei que aumenta minha responsabilidade para em 2020 rever essa pesquisa e compreender os rumos tomados pelo Estado!)

Só para terem noção... as questões foram do tipo:
Sobre Cobertura Vegetal, (
Nas regiões onde as atividades agropecuárias são intensivas, estima-se que a cobertura vegetal ocupe, em média, menos de 9% destas propriedades), por exemplo:

1)A questão se refere à probabilidade de que, até 2020, a cobertura com vegetação natural de propriedades rurais produtivas ocupe, em média, pelo menos 15% de suas áreas.
E as respostas foram: "É quase certo que não ocorra; é mais provavel que não ocorra; As probabilidades de ocorrencia são incertas; é mais provavel que ocorra; é quase certo que ocorra"

Muito Vago, porém Válido!

Fonte:

www.cenarios2020.sp.gov.br
(Fonte: Folha Online) http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=43520


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...