terça-feira, março 30, 2010

Consumidores e produtores

Outra economia é possível
Tini Schoenmaker Stoltenborg

Na semana passada escrevi sobre o planejamento de produção aqui no Sítio com os produtores daqui, da região e de outros estados. Depois de terminar o artigo ainda fiquei pensando a respeito e me veio o quanto isso é inovador e salutar, seja através de uma instância intermediária, no caso o comercial Sítio A Boa Terra. Provavelmente a maioria de vocês, clientes fiéis, não tem noção do papel inovador que vocês têm em construir um mundo novo comprando alimentos orgânicos entregues em domicílio, fora das grandes redes de supermercados.

Vou explicar: a economia tem algo de selvagem. Todos os produtores de hortaliças convencionais produzem cegamente para o mercado na esperança de que na safra haja procura que lhe garanta um retorno financeiro sobre o dinheiro e trabalho investido. Muitas vezes, porém, há excesso de produção e ‘nem sequer conseguem vendê-la aos paralelepípedos da rua’ como se diz na Holanda. Resultado é que a produção colhida é jogada à beira das estradas, ou fica sem colher apodrecendo na terra. Quanto desperdício: sementes caras, adubação, defensivos e muito suor! Caso seja vendida, fica a dúvida se vai receber. Este é outro aspecto negativo que leva muitos à falência. Tivemos na semana passada a notícia de que um grande comercial de hortaliças convencionais, um ícone na nossa região, foi à falência. Vítima da economia selvagem.

Que idéia revigorante para a economia é esta, de haver um compromisso mútuo entre produtor e consumidor. O produtor trabalhando na sua terra sabendo que sua produção tem destino certo. Ainda com preços pré - estabelecidos, que não flutuam segundo o mercado de oferta e procura, excesso ou falta de produtos, mas preços fixos que garantem uma justa remuneração. Uma economia sem desperdícios. Comércio justo, uma idéia que traz consigo o frescor das manhãs da natureza. Uma economia com rosto humano, com compromisso que faz lembrar fraternidade. Vocês, clientes, estão mostrando que outra economia é possível. Parabéns e muito obrigada por esta atitude de vida!

Artigo do Boletim A Boa Terra- Itobi-SP
http://www.aboaterra.com.br/artigos/?id=607

Foto- Lisa: Galinhas "Felizes" Yamaguishi - Jaguariúna- SP

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA:  O Sipam - Sistema de Proteção da Amazônia, estará promovendo, por meio de pregão eletrônico, a seleção de profissionais para capacitação de  gestores municipais em sete pólos que agregam os municípios do Arco Verde - Amazônia Legal. http://www.sipam.gov.br/ . Os interessados em participar da contratação deverão se inscrever no SICAF, conforme orientações abaixo.

O SICAF - Sistema de cadastramento de fornecedores do Governo Federal, é  um subsistema ou módulo do SIASG responsável pelo cadastramento e habilitação de pessoas físicas ou jurídicas que desejam participar de  licitações promovidas pelos órgãos/entidades integrantes do SISG (Sistema de Serviços Gerais). Ele tem por finalidade cadastrar e habilitar parcialmente os interessados, pessoas físicas ou jurídicas, em  participar de licitações realizadas por órgãos/entidades da Administração Pública Federal.

Via internet, no endereço www.comprasnet.gov.br;

--
Ana Beatriz de Oliveira
Gerente de Projetos FNMA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...