quarta-feira, maio 05, 2010

Agroecologia internacionalizando

Uma boa notícia para o "campo da Agroecologia"

A ONU realizará, dias 21 e 22 de junho, em Bruxelas, um Seminário Internacional com o tema/título: "As contribuições do enfoque agroecológico para satisfaser as necessidades alimentares mundiais em 2050." O objetivo do evento é "fazer um balanço do potencial do enfoque agroecológico para enfrentar o desafio mundial de segurança alimentar no contexto da atual de crise ecológica, econômica e climática..." .
A pergunta básica, orientadora para o evento, é: como ampliar este modelo de desenvolvimento rural/agrícola ? É importante destacar que o documento de convocação do seminário reafirma a necessidade urgente de conversão da agricultura convencional para agriculturas baseadas na Agroecologia e diz que a questão já não é quando, mas como? Além dos convocantes do evento, coordenado por Oliver De Schutter (Relator Especial sobre Direito à Alimentação da ONU), estão convidados 25 profissionais da área, de vários países, além de 3 representantes da Via Campesina - da Ásia, América Latina e África. Do Brasil estão convidados Claudia Schmitt - CPDA-UFRRJ e Francisco R. Caporal (MDA-SAF-Dater) .
O reconhecimento da Agroecologia como uma ciência capaz de contribuir para a superação das crises ambiental, climática, de alimento, econômica e social, constitui-se num passo importante para a construção de políticas públicas concretas que impulsioneM a transição da agricultura agroquímica insustentável e responsável pelas crises atuais na direção de agriculturas de base ecológica, com estabilidade de produção e produtividade, mais resiliência frente aos impactos do cambio climático e capaz de gerar ocupações no meio rural com a produção de alimentos sadios.
Mais informações: www.srfood.org

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...