sábado, maio 22, 2010

Eucalipto ou Cambuci?

6° Dia de Campo do Eucalipto

Dia 09 de junho de 2010

O Dia de Campo do Eucalipto é um evento anual e vem sendo realizado desde 2005, através da parceria estabelecida entre a Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA/UNESP, Eucatex S/A – Divisão Florestal e a Empresa Junior de Consultoria Florestal – Conflor / UNESP. Este evento foi idealizado devido a pouca assistência técnica estatal em atender o produtor interessado no manejo do eucalipto, uma vez, que os técnicos e agrônomos que prestam essa assistência estão mais voltados para as culturas agrícolas e o produtor sente falta desse tipo de orientação.

Dessa forma, o objetivo do evento é levar a produtores rurais, engenheiros florestais, agrônomos, técnicos florestais e agrícolas e estudantes as novas tecnologias de produção e estratégias de comercialização do eucalipto. O dia de campo trará ao público o que há de mais moderno no plantio, mostrando aos produtores como obter uma fonte maior de renda e quais os tratos necessários para a implantação da cultura.


Ou
Seminário sobre o CAMBUCI?

Um é árvore de madeira, outro é árvore alimento...



Deguste o Cambuci
Participe da II Rota Gastronômica do Cambuci que acontece durante os meses de março a setembro.

A II Rota Gastronômica do Cambuci cuja etapa São Paulo é organizada pela Incubadora de Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Participação e Parceria na cidade de São Paulo que acontece ao longo dos meses de março a setembro.

O evento, com suas apresentações de produtos que contém como principal atrativo o Cambuci - por ser fruto típico nas regiões do trajeto - percorrerá os municípios de São Paulo, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Paraibuna, Natividade da Serra e Ilha Bela.

A Incubadora de Projetos Sociais, visando a participação e inclusão social através de políticas públicas que estejam em contato com a comunidade, pensou no projeto, com foco na cidade de São Paulo, como forma de reavivar a identidade do bairro do Cambuci, local que se encontra a Instituição.

O Cambuci, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, recebeu esse nome para homenagear a árvore frutífera que havia em abundância na cidade de São Paulo quando os bandeirantes e tropeiros chegaram ao local. Esta junção de história com culinária resultou em arborização para o bairro além de conhecimento para a sociedade pouco familiarizada com o fruto.

O fruto de sabor agridoce é rico em vitamina C e em agentes antioxidantes, que retardam o envelhecimento além de fortalecer o sistema imunológico. Sua polpa pode ser usada tanto para curtir a cachaça como para produzir doces.

A expectativa para a Rota é que haja um público circulante de 80 mil pessoas, ao lado de 60 produtores entre os quais encontram-se indivíduos ligados à agricultura familiar, produtores rurais, empreendedores, poder público, sindicatos rurais, classe científica e comunidades locais.


Agenda 2010


LOCAL DATAS
São Paulo (Cambuci) 20 e 21 março
Paranapiacaba (Santo André) 16 a 18 / 23 a 25 abril

Rio Grande da Serra 14 a 16 maio
Salesópolis 4 a 6 de junho
Paraibuna 11 a 13 junho
Natividade da Serra 23 a 25 julho
Ilha Bela 3 a 7 setembro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...