domingo, agosto 22, 2010

Aves e seus alimentos...livres

Em 2001, conheci o relógio das Aves do Dalgas Frischme encantei. Somente agora um desses relógios entrou em minha casa, após anos de desejo. Por conseguinte, toda a magia do livro e do DVD também chegaram até mim, junto dos e-mails cheios de carinho enviados pelo próprio Dalgas, com seus 80 anos recém completos, dedicados à Vida.
Em cada hora um canto diferente, uma expectativa para ver quem adivinha qual pássaro é!
Os vídeos são uma lição de consciencia ambiental, trazendo a vida dos pássaros para perto de nossas próprias vidas. Em um de seus livros, as plantas que alimentam os pássaros ganham destaque.
Lá pelos Campos de morangos, os pássaros (ainda não identificados) tem feito a festa bicando muitos dos frutos.Atentos para preservarmos os frutos e as aves (que são muitas).
CESTA COM FRUTOS BICADOS
Bomba (!!) para assustá-los e condicioná-los a sairem do campo foi uma alternativa pensada... Mas.. não é nada agradável ..os cachorros piram com o som.
Espantalhos podem ser uma alternativa. (eficientes??) Pelo menos deixam o campo mais divertido...
Outra idéia é o catavento com movimentação,,,,....!!!... que gire e espante. (?)

Hoje, após as inspirações vindas, fiquei a contempla-los.
Pensei em condicinarmos eles a comerem num outro local, (um comedouro) pouco distante do campo dos morangos, mas não sei se será efetivo.
Aumentar a diversidade de plantas, servindo outros alimentos, pode diminuir a incidência de "ataques" aos  frutos. Por enquanto,.. as aves estão a desfrutar.

O Sr. Dalgas nos convida a termos um JARDIM DE BEIJA-FLORES (os bailarinos do ar e mestres do vôo) em nossas casas (nem que seja num apartamento no décimo andar) e quintais cultivando as plantas que eles beijam (camarão marron, grevíleias, onze-oras, brinco de princesa, eritrinas) ...
Todos podem cultivar lugares dos sonhos.... nos brinda com um convite aos SONHOS!

E concluiu sobre o que se pode fazer para salvar as aves: "afim que no Brasil não se torne uma cidade Marciana ou um DUBAI"a onde não existe nenhum passaros e as arvores sáo de fibras sinteticas para sombreamento de estacionamento de automoveis." Que loucura...Árvores sintéticas (link) 

Conheçam este belo trabalho do Sr. Dalgas:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...