quarta-feira, novembro 24, 2010

A arte de semear

Bom demais semear... enquanto o homem fertiliza a mulher, qualquer um pode fertilizar a terra. Basta por semente na terra e cuidar.... da TERRA e da planta.
Relato de feira de troca de SEMENTES...

Que sementes são essas??
Guandú, crotalária, feijões..(de porco!), mucuna, etc. Coisa boa pra terra. Qualquer uma pra experimentar.

Cartilha SEMENTE CRIOULA É LEGAL e a legislação de sementes e mudas:
http://www.asabrasil.org.br/UserFiles/File/semente%20crioula02.pdf

 E a cartilha sobre BANCOS COMUNITÁRIOS DE SEMENTES:
http://www.prefiraorganicos.com.br/media/49859/cartilha_agricultores_aduboverde2.pdf

Estamos a caça das sementes!!
Abaixo bonito relato...de um homem do campo...

A arte de semear
Semear e conseguir uma germinação perfeita não é fácil no Brasil, com suas chuvas pesadas e/ou períodos prolongados sem chuva, muito sol e terras com baixo teor de material orgânico.
Antes da semeação devemos decidir quantas plantas ao final queremos por metro ou área. Em seguida devemos pesar e contar o número de sementes por grama ou kg. Com esses dados podemos calcular a necessidade de sementes em gramas ou kg. Tudo isso é válido quando a semente tem 100% de germinação, o que não é o caso. Em geral na embalagem consta a porcentagem de germinação. A parte que não germina deve ser portanto semeada a mais e além disso mais 10% a 20% de quebra extra para ter um "stand" final conforme o plano. Em caso de dúvida é bom fazer um teste de germinação. Coloque espaçadamente 10 sementes num pano de algodão ou toalha de papel de cozinha úmido, dobre o pano ou toalha, coloque mais 10 sementes, e vá fazendo isso sucessivamente, até completar 100 sementes. Terminando, molhe o papel / toalha e deixe o excesso da agua sair. Passe um papel plástico em volta se houver o perigo de secar. Coloque em lugar de mesma temperatura que o local onde a semente será semeada. Se a semente é boa, em poucos dias germinará e aí é possível contar a porcentagem de germinação. O teste de germinação pode ser feito na terra da semeação também, não esquecendo de mantê-la úmida.
Existem dezenas de "manhas" para conseguir uma germinação melhor. Vamos explicar algumas:
· Antes de tudo fazer uma boa classificação/seleção das sementes. Tire tudo o que não tem qualidade com máquinas e técnicas usadas para esta finalidade. Sementes com baixa germinação e pouco vigor não devem ser usadas para semear, é perder dinheiro.
· Guardar sementes em lugar e embalagem indicada para este fim. Latas com sementes de verduras devem ficar bem fechadas e guardadas em lugar frio e escuro.
· Certas sementes podem estar em dormência e para quebrar a dormência precisam de frio. Batatas são colocadas por um tempo em câmaras frias ou colocadas embaixo de lonas plásticas com pedras de carbureto ou capim gordura para induzir a germinação.
· Sementes de casca dura são colocadas por 24 horas em água para amolecer (espinafre) ou 4 minutos em água a 95ºC (leucema). Outras são colocadas em um tambor/latão giratório com pedras para escarificar/afinar a casca.
· Sementes são pulverizadas com Microorganismos Eficazes (M.E.) e/ou água com micro-elementos. Sementes de leguminosas são cobertas com inoculantes, sementes peletizadas com fosfato natural, etc.
· Algumas sementes devem mostrar o novo broto e sinais das raízes antes do plantio, como: alho, bulbilhos de cebola, cará, inhame, batatas, chuchu, etc.
· Bandejas recém-semeadas e molhadas são colocadas por alguns dias na câmara fria ou deixadas num lugar fresco coberto com lona de plástico para estimular a germinação no verão. A alface por exemplo é muito difícil nascer no verão. Acima de 30ºC entra em dormência e não nasce.
Decidido o número de sementes por metro ou área temos que regular a máquina semeadora. Medindo a volta da roda motriz você pode calcular o número de sementes que devem cair por volta ou a cada 10 voltas da roda motriz. A regulagem deve ser feita antes de começar, elevando a máquina, girando o número de voltas calculadas e em seguida contando as sementes captadas. Misturar um pouco de pó de grafite às sementes contribui para que o fluxo de sementes seja mais regular e a máquina não trave.

Existem muitas máquinas de semeação, mas poucas no Brasil. Uma das melhores é a marca Earthway, de uma ou mais linhas, que tem discos para semear todo tipo de sementes.
Para áreas grandes pode-se pensar em semeadoras de precisão da marca Vicon.
Grande parte da semeação de sementes maiores, como milho e feijão, é feita com a matraca. A pessoa que planta deve ter muita prática para cobrir as sementes com o pé. Modificando a parte da matraca que penetra na terra numa forma ponteada ela pode ser usada para plantar leguminosas em pasto na época de chuva.
Semear à mão é a forma menos perfeita e exige muita habilidade do semeador. A fundura é desigual e o consumo do sementes maior.
O sistema a lanço é usado para semear misturas de sementes para adubação verde, e pode ser à mão ou com adubadeira tipo Lely. A semente é coberta com grade de disco leve ou com rasteio para área pequena.

Terra para semear
Quanto mais fina / menor a semente, mais fina deve ser a terra preparada para semear. O milho por exemplo, tolera mais torrões do que a cenoura.

Depois da terra preparada deve-se esperar para que a terra compacte um pouco. Isso se consegue com uma ou duas irrigações, o que, além de "compactar" a terra, favorece a germinação do mato. Este mato pode ser eliminado superficialmente antes de semear ou plantar. Não faça este trabalho em uma profundidade maior do que 2 cm para evitar trazer novas sementes para a superfície que nascerão depois.
Para combater o mato antes dele nascer podemos usar também o lança-chamas. Deste sistema falaremos no próximo artigo.
Fundura
Existe uma regra que diz que a terra para cobrir a semente deve ser 2 a 3 vezes a grossura / altura da semente (a partir do lado mais largo da semente). A terra que cobre o semente deve ser levemente compactada e em seguida coberta com 1 a 2 cm de composto, pó de serra misturado com esterco, casca de café ou arroz, bagaço de cana, etc. Quanto mais fina a semente, mais fino deve ser o material para cobri-la. Essa cobertura é muito importante na época da chuva. Veja também o artigo "compostagem lenta ou laminar"
Devemos irrigar levemente 2 vezes por dia, até que a semente nasça, especialmente nos dias secos do verão.
Quem planta batata, batata doce, cará e inhame no verão em terra seca, pode perder a semente por cozimento. Irrigar a terra antes, evita isso.
Finalizando:
Semear é arte...
Mas falhas na semeação é incompetência.
Joop Stoltenborg - Sítio A Boa Terra -
 http://www.aboaterra.com.br/dicas/ver2.asp?id=12&Secao=1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...