sexta-feira, novembro 12, 2010

recuperando e comemorando



Com apoio do Itesp, feiras aproximam produtor do consumidor
Com a missão de planejar e executar as políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo, a Fundação Itesp tem fortalecido a comercialização dos produtos da agricultura familiar como forma de melhorar a geração de renda  de seus  produtores. Dentro dessa ação, está o apoio da instituição a feiras de comercialização, em parceria com as prefeituras locais, como ocorreu em Promissão, Castilho, Teodoro Sampaio e Euclides da Cunha Paulista.

“Os melhores produtos da terra, agora no centro da cidade.” Esse foi o tema da Feira do Produtor Rural de Promissão, iniciada em 10/10, na Praça 9 de Julho. No local, serão vendidos, todos os domingos, das 6 da manhã ao meio-dia, produtos como frutas, legumes, verduras, queijos e ovos, tudo fresquinho e a preços muito acessíveis, vindo dos assentamentos da região. “A primeira edição da feira foi um sucesso e superou as expectativas”, disse Edson Luiz Pereira, responsável técnico da Fundação Itesp em Promissão. A ação é uma parceria entre o Itesp e Prefeitura e Câmara Municipal de Promissão, além de Sebrae e Incra, que juntos definiram as regras para o funcionamento da feira.

No dia 09/10, em Teodoro Sampaio, teve início a Feira de Artesanato do Pontal do Paranapanema, que contou com a parceria das prefeituras de Teodoro Sampaio, Sandovalina e da Associação Comercial de Teodoro Sampaio. Na feira foram comercializados gêneros alimentícios e artesanatos para decoração, produtos dos agricultores assentados de Teodoro Sampaio, Sandovalina e Mirante do Paranapanema. Segundo a técnica do Itesp de Teodoro Sampaio,  Ednaura Casagrande, a feira será realizada todos os sábados com o nome de Sábado Maluco, com iniciativa da Associação Comercial da cidade, para estimular o comércio local.

Ainda no Pontal do Paranapanema, em Euclides da Cunha Paulista, cerca de 25  assentados no município participaram, no dia 13/10, de evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.  Numa feira livre que acontece  há um ano, eles comercializaram frutas, verduras, legumes, ovos, queijos, artesanatos, bolos, pães, bolachas, pastéis, caldo-de-cana e outros produtos. A Fundação Itesp  disponibilizou 15 barracas, o que deu um colorido especial ao evento. Segundo  Rosa de Almeida, moradora de Euclides da Cunha e já habituada a comprar na feira, “estava tudo muito bem organizado e com uma ótima variedade de produtos.” O escritório do Itesp em Euclides da Cunha Paulista está se preparando para comemorar em dezembro o primeiro ano da Feira dos Produtores Rurais Assentados.     Fonte:Itesp on line-  edição 175  de 08 à 14/11/2010

2 comentários:

Luísa Nogueira disse...

Boa noite Lisa
É sempre encorajador ver pessoas preocupadas com a saúde do meio ambiente, fazendo e ensinando a lidar com a terra de um modo sadio... Obrigada por seguir o blog coletivo 'Terra, aquele abraço!'. Participe! Suas idéias irão, com certeza, ajudar a disseminar os verdadeiros valores que nosso planeta tanto necessita.
Um carinhoso abraço,
Luísa

Maria Elisa von Zuben Tassi disse...

Digo o mesmo pelo tom positivo de sua mensagem!
Abraços Luísa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...